Construção do novo jardim de infância da Quinta de São Nicolau

11 Fev '21

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião de câmara de 10 de fevereiro, a construção do novo Jardim de Infância da Quinta de São Nicolau, em Corroios, uma obra adjudicada pelo valor de 1 751 338,26 euros (mais IVA) e com prazo de execução de 365 dias.

Este equipamento, que será implementado numa parcela de terreno de 2995 m2, contará com quatro salas de atividades, arrecadação, zona suja com ponto de água e vestiário, sala polivalente, sala de refeições, instalações sanitárias para crianças, incluindo unidade acessível, instalações sanitárias para adultos, sala de reuniões, gabinete de educadores, gabinete de apoio administrativo, sala de apoio a pessoal docente e não docente, incluindo espaço de copa, sala de arrumos de material de limpeza, cozinha, incluindo despensa, despensa de frio, arrumos de cozinha, instalação sanitária e zona de cacifos para pessoal da cozinha.

Este jardim de infância terá também um espaço exterior, composto por uma zona de recreio/brincadeira, zona de jogos e zona lúdica equipada com brinquedos e ainda com zonas cobertas.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu a este propósito que «o Seixal é um município jovem, pelo que necessitamos de mais equipamentos educativos para os mais jovens. Este novo jardim de infância será uma mais-valia para a população, com todas as condições para que as nossas crianças possam crescer e aprender».

Nesta reunião foi também aprovada a adjudicação do concurso público para a construção da primeira fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade – Alto da Verdizela, em Corroios, pelo valor de 444 894,38 euros (mais IVA) e com prazo de execução de 270 dias.

Este parque, pela sua dimensão e localização, «assumirá um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal, estendendo-se nesta primeira fase por cerca de 7 hectares. No futuro, com uma área total de 400 hectares, será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, depois de Monsanto», afirmou o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

Foi também aprovado, no domínio da Ação Social Escolar, e dado o período crítico que estamos a viver e o estabelecimento de medidas excecionais para conter a pandemia, o alargamento dos apoios às famílias através do fornecimento de refeições escolares às crianças que frequentam as escolas públicas da área do município, nos escalões A e B estabelecidos no regime de Ação Social Escolar.

Nesta reunião de câmara, foi também aprovada uma nova comparticipação financeira superior a 150 mil euros à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos (ARPI) de Fernão Ferro, para apoiar a continuação da construção do lar social.

Este equipamento está a ser construído num terreno de 4 950,80 m2, que a câmara cedeu àquela entidade em direito de superfície, e que se prevê contar com 63 camas e apoio domiciliário para 40 utentes, totalizando um investimento de 1 915 640,13 euros, tendo a autarquia já apoiado anteriormente com 1 082 410 euros.