Diagnóstico Social do Concelho do Seixal em atualização

Zona ribeirinha do Seixal
12 Fev '15

Já se encontra disponível o «Capítulo 1 - Enquadramento e Mobilidade Territorial» do processo de revisão do Diagnóstico Social do Concelho do Seixal que, a partir de 2015, passa a ter uma metodologia de Diagnóstico Contínuo.

O Diagnóstico Social do Concelho do Seixal é um instrumento dinâmico sujeito a atualizações periódicas, resultantes da participação dos diferentes parceiros, que permite o conhecimento e a compreensão da realidade social através da identificação das necessidades, problemas prioritários e respetiva causalidade, bem como dos recursos, potencialidades e constrangimentos locais.

O concelho do Seixal tem, desde 2006, retratado e registado as dinâmicas locais, numa primeira fase contribuindo para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Social trianuais e Planos de Ação anuais e, mais recentemente, contribuindo para a elaboração da Carta Social Municipal com um horizonte temporal de 10 anos.

Com a primeira atualização diagnóstica em 2012, o Diagnóstico Social do Concelho do Seixal constituiu-se, provavelmente, como um dos primeiros Diagnósticos Sociais a nível nacional que integrou os dados atualizados dos Censos 2011, contribuindo para a elaboração de um documento tecnicamente mais preciso e atualizado.

A partir de 2015, o Diagnóstico Social passa a ter uma metodologia de Diagnóstico Contínuo, integrando todos os dados disponíveis pelas fontes oficiais desagregados por sexo, reforçando a perspetiva de género na análise diagnóstica, que facilita a análise de dados ao nível do Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal.

O Diagnóstico Social é agora um documento mais participado

O Diagnóstico Social torna-se, assim, um documento mais célere e participado, apresentando-se por capítulos, com atualizações regulares (com um caráter trimestral, semestral ou anual), disponibilizando à parceria da Rede Social do Seixal um instrumento de gestão e consulta de dados e uma participação mais direta e ativa no processo de focagem da realidade social.

Após a atualização dos dados de todos os capítulos, a versão atualmente disponível do Diagnóstico Social 2012, será substituída por um documento com um enquadramento geral, passando os capítulos a serem disponibilizados de forma separada, de acordo com a periodicidade da informação por parte das fontes.

Consulte o «Capítulo 1 - Enquadramento e Mobilidade Territorial» [PDF 8.73 MB].