Drive-thru para rastreio de covid-19 no Seixal

drive thru3
16 Out '20

No dia 15 de outubro, entrou em funcionamento no parque de estacionamento do Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, na Cruz de Pau, em Amora, um centro de rastreio covid-19 drive thru, o primeiro deste género na Margem Sul.

Este centro destina-se apenas a utentes em viatura automóvel, sendo o teste feito no interior da viatura, através da janela parcialmente aberta.

Os testes requerem marcação obrigatória através do telefone 220 125 001 e podem ser realizados de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 13 e as 14 e as 18 horas.

O centro de rastreio covid-19 drive thru, a cargo de um laboratório privado, conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, que cedeu o equipamento municipal e está a prestar apoio logístico para o seu funcionamento.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirmou que «com o número crescente de casos no concelho, na região e no país, decidimos mobilizar mais meios para a resposta que precisamos de dar à nossa população. Assim, estabelecemos esta parceria com este centro de rastreio privado, para que utentes do SNS, com seguro de saúde ou que queiram fazer o teste possam fazê-lo sem sair do automóvel, com maior segurança. O Seixal está, uma vez mais, na linha da frente.»

No local, o presidente da autarquia anunciou ainda que, em novembro, a Comissão Municipal de Proteção Civil, em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, irá proceder à montagem de uma Área Dedicada para Doentes Respiratórios no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento. Esta unidade permitirá a avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda que, pela gravidade dos sintomas, necessitem de avaliação médica presencial.

O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24, pelas unidades de saúde familiares ou unidades de cuidados de saúde personalizados. Caso haja suspeita de covid-19, o doente é encaminhado para a realização do teste de rastreio.

Como funciona o teste de rastreio covid-19

• Durante a marcação telefónica, terá de informar o seu n.º de cartão de cidadão e a matrícula do veículo em que o utente irá efetuar o teste.
  • No centro de recolha existe uma linha definida em que os carros aguardam a sua vez.
  • Chegado ao local, o utente mantém a janela fechada, comunicando com a equipa via telemóvel para preencher a ficha de utente. O número de contacto será disponibilizado no local.
  • De seguida, os profissionais de saúde procedem à recolha de colheita rápida com uma zaragatoa nasofaríngea.
  • Os resultados são enviados por email e/ou por SMS num prazo de 24 a 72 horas.
  • Para os utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde ou com prescrição médica da Administração Regional de Saúde o teste é gratuito.
  • A Medis, Multicare, Advancecare e Allianz comparticipam este teste a 100 por cento. Não é aceite pagamento em dinheiro.