Ecomuseu, nas escolas e no #EstudoEmCasa

02 Dez '20

No primeiro trimestre do ano letivo, o Ecomuseu Municipal do Seixal esteve presente no Agrupamento de Escolas Nun'Álvares com vários ateliês para os diversos níveis de ensino e também no #EstudoEmCasa, onde foram apresentadas as exposições Mensagens de Amor, Quem as Não Tem? e Seixal 1914-1918: O Outro Lado da Guerra.

Os ateliês que se realizavam, anteriormente, na sala de leitura do Centro de Documentação e Informação, foram adaptados ao contexto em que vivemos, com as turmas divididas em grupos mais pequenos, em bibliotecas escolares e espaços congéneres, para garantir condições de segurança para todos.

Salientam-se os ateliês de cariz comemorativo, como A Minha História da República, Histórias e Tradições do Dia das Bruxas e Vamos Desenhar Um Brasão?, por ocasião do 184.º aniversário do concelho do Seixal.

Desenvolveram-se também vários ateliês de escrita criativa nas escolas, denominados Vamos Escrever Uma História?, em que as crianças puderam experimentar movimentos de expressão corporal, uma visualização criativa e produzir histórias coletivas com ilustração, ou descobrir e construir a história de personagens pitorescos. Realizou-se ainda uma Oficina de Memória – Vamos Recolher para Contar como Foi?, com uma turma de pré-escolar, onde se recordaram os tempos de antigamente e se guardaram as memórias do presente. Pode conhecer alguns dos trabalhos realizados na galeria de imagens e no blogue.

Durante este período, mas à distância, o Ecomuseu também participou no #EstudoEmCasa, ferramenta educativa lançada pelo Ministério da Educação, em parceria com a RTP. Aproveitou ainda a oportunidade para lançar novos desafios, a partir das exposições Mensagens de Amor, Quem as Não Tem? e Seixal 1914-1918: O Outro Lado da Guerra, agora também em itinerância pelas escolas do concelho, entre dezembro de 2020 e junho de 2021.