Encontro sobre violência contra as mulheres

Mãos
23 Nov '16

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que decorre a 25 de novembro em todo o mundo, é assinalado no concelho do Seixal com um encontro sobre o «Retrato do Município nas Questões da Violência Doméstica/Dados do Diagnóstico Contínuo».

O evento decorre nas instalações dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, às 14.30 horas, e reúne apresentações de dados recolhidos pela Câmara Municipal do Seixal e Divisão Policial do Seixal, pela Cooperativa Pelo Sonho É Que Vamos, e pelo Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada e Seixal/Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal, entidades que se debruçam sobre a temática.

Instituído em 1999 pela assembleia geral das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se em homenagem às três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, no dia em que foram assassinadas por ordem do ditador Rafael Trujillo.

Os casos de abuso ou assédio sexual e de maus-tratos físicos e psicológicos são as formais mais comuns de violência exercida sobre as mulheres. Em Portugal, 85 por cento das vítimas de violência doméstica são também mulheres, de todos os estratos sociais e económicos. Presentemente, para além do atendimento policial, existem respostas dirigidas a vítimas de violência doméstica, nomeadamente gabinetes e serviços de atendimento especializados promovidos por entidades não governamentais e casas abrigo.

O concelho do Seixal conta com o Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, promovido pela Cooperativa Pelo Sonho É Que Vamos, e com uma parceria local que promove o combate a este flagelo, sendo esta uma das matérias relevadas no Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal.