Estratégia de desenvolvimento local do Seixal aprovada

Trabalhador
-
22 Jun '15

Foi aprovado o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) urbano do Seixal intitulado Margens Comuns, na sequência da candidatura apresentada pelo município. 

O programa DLBC visa promover em territórios específicos a concertação estratégica e operacional entre parceiros, orientada para o empreendedorismo e a criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria Portugal 2020 e no quadro da prossecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020.

Este programa pretende promover respostas aos elevados níveis de desemprego e índices de pobreza através da dinamização económica local, da revitalização dos mercados locais e da sua articulação com territórios mais amplos e, em geral, da diversificação das economias locais, do estímulo à inovação social e à busca de novas respostas a problemas de pobreza e de exclusão social em territórios desfavorecidos em contexto urbano e em territórios rurais ou costeiros economicamente fragilizados ou de baixa densidade populacional.

Nesta segunda fase do processo, será elaborado e apresentado o respetivo plano de ação por parte da entidade promotora e pelo grupo de gestão, que se constitui por cinco entidades, nomeadamente pela Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social (entidade promotora), a CRIAR-T – Associação de Solidariedade, a Rato – Associação para a Divulgação Cultural e Científica, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Confederação Portuguesa da Micro, Pequenas e Médias Empresas. 

Para além do grupo de gestão, o DLBC é constituído pela parceria do Grupo de Ação Local (GAL), que integra 35 entidades da área da solidariedade social, entidades públicas e empresas, a quem compete concretizar uma Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) cuja conceção assenta nos recursos e potencialidades do território, sendo dinamizada através do envolvimento dos diferentes atores locais. A parceria deste GAL é maioritariamente constituída por entidades de natureza privada. 

O DLBC compreende os seguintes eixos de intervenção estratégica: 
- Eixo 1 – Transportes, mobilidade e acessibilidade
- Eixo 2 – Qualificação urbana de espaços exteriores de zonas críticas
- Eixo 3 – Mercados do Mundo – circuitos curtos
- Eixo 4 – Responsabilidade social no sucesso educativo
- Eixo 5 – Economia social ao serviço do desenvolvimento
- Eixo 6 – Qualificação da economia recoletora – apanha de bivalves e apoio à pesca artesanal
- Eixo 7 – Turismo radical e de inclusão
- Eixo 8 – Plataforma Canal Direto: do problema para a solução 

Informações
Câmara Municipal do Seixal
Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania
Tel.: 212 276 700
Email: accao.social@cm-seixal.pt

 

Partilhar

Está aqui