Exposição celebra Dia dos Namorados

-
10 Fev '17

Mensagens de Amor, Quem as Não Tem? é o título da exposição patente na Biblioteca Municipal até dia 25 de fevereiro e que celebra o Dia dos Namorados, com mensagens escritas por alunos de escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias do concelho.

O projeto teve início em novembro, lançando o desafio aos alunos das escolas para se inspirarem e se aventurarem na escrita de poesia. Este ano, participaram no projeto alunos das escolas básicas Nun’Álvares, Dr. António Augusto Louro e Vale de Milhaços e da Escola Secundária Dr. José Afonso.

Muitos dos trabalhos apresentados pelos alunos falam do amor romântico, como por exemplo a mensagem escrita por Inês João, da Escola Secundária Dr. José Afonso: «O amor é a chama que nos mantém vibrantes, que nos faz querer dormir para sonhar e acordar para viver os sonhos». Mas as mensagens também contam com verdadeiras declarações de amizade e amor à família. Foi o caso do poema escrito por Evandro Rosário, da Escola Básica Nun’Álvares: «Mãe, gosto muito de ti/Nunca te esquecerei/És a melhor mãe do mundo/Muitos beijinhos para ti!» 

Com esta iniciativa pretendeu-se pôr os alunos a pensar e a falar sobre o que é o amor e, simultaneamente, conhecer o Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, uma vez que o projeto inclui visitas a este espaço, onde se pode assistir ao processo de composição e impressão das mensagens de amor selecionadas. Esta extensão do Ecomuseu ocupa o espaço da antiga Tipografia Popular A. Palaio, Lda., que funcionou no Seixal entre 1955 e 2006. Nesta antiga tipografia ainda se utilizam as técnicas de composição manual e de impressão em máquinas como a Minerva

A mostra resulta de um projeto promovido pelo Ecomuseu, com colaboração da Biblioteca Municipal do Seixal. 

 

Partilhar

Está aqui