Exposição Desporto na Mundet: Uma Tradição Renovada

-
12 Abr '16

O Ecomuseu Municipal do Seixal realiza no próximo dia 16 de abril, sábado, às 15 horas uma visita temática à exposição Desporto na Mundet: Uma Tradição Renovada. 

A mostra tem lugar no Núcleo da Mundet e destina-se a público adulto, juvenil e famílias. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita através do telefone 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt

A iniciativa celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de abril, e sensibiliza os cidadãos para a diversidade do património, bem como para a importância de o preservar.

Este ano, o tema das comemorações é «Desporto: Um Património Comum», procurando enaltecer a importância cultural e social do desporto e destacando o papel de associações e clubes na formação e consolidação da identidade local.

Nesta exposição está em destaque o Grupo Desportivo Mundet (1950-1965) que se destinava ao fomento da prática desportiva e recreativa entre os trabalhadores da empresa, alargando também a atividade à participação da comunidade.

Entre as modalidades praticadas no clube, o hóquei em patins foi a mais popular no concelho, tendo alcançado, em 1952, o título de Campeão Nacional da 2.ª Divisão. Esta modalidade foi ainda inovadora ao formar uma equipa feminina de hóquei em patins, constituída por jovens trabalhadoras da fábrica.

Partilhar

Está aqui