Festa do Cinema Francês esta semana no Seixal

02 Nov '16

O Seixal é uma das onze cidades portuguesas a receber a 17.ª Festa do Cinema Francês, a decorrer de 2 a 5 de novembro, no Auditório Municipal, com sessões exclusivas para as escolas e dois filmes para o público em geral.

Em 2016, o certame tem como madrinha a realizadora francesa Anne Fontaine.

A iniciativa chega este ano às cidades de Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Faro, Seixal, Aveiro, Beja e Setúbal e decorre de 6 de outubro a 13 de novembro.

A 17.ª  Festa do Cinema Francês é organizada pelo Institut Français du Portugal e Embaixada de França em Portugal, com a colaboração da rede da Alliance Française, e conta com vários parceiros institucionais, entre eles a Câmara Municipal do Seixal.

Programa Festival d’Annecy II

Dia 2 de novembro, quarta-feira, 10.30 horas

De vários realizadores, animação, 2015, 71 min
M/ 6 anos
Público escolar
Entrada livre

Uma seleção de sete curtas-metragens francesas apresentadas no Festival Internacional de Animação de Annecy, nos últimos cinco anos.

Mademoiselle Kiki et les Montparnos, de Amélie Harrault, 2012, 14 min
Lettres de Femmes, de Augusto Zanovello, 2013, 10 min
El Canto, de Inès Sedan, 2013, 9 min
Le Sens du Toucher, de Jean-Charles Mbottimalolo, 14 min
Sillon 672, de Bastien Dupriez, 2014, 5 min
Chaud Lapin, de Alexis Magaud, Soline Bejuy, Maël Berreur, Géraldine Gaston, Andrivon Flora, 2014, 5 min
The Race, de Michaël Le Meur, 2015, 15 min

Jamais Contente

Dia 3 de novembro, quinta-feira, 14.30 horas

De Émilie Deleuze, comédia, 2016, 89 min
Com Léna Magnien, Patricia Mazuy, Philippe Duquesne, Pauline Acquart, Catherine Hiégel
M/ 10 anos
Público escolar
Entrada livre

«O meu pai é atroz, a minha mãe é atroz, os meus irmãos também, e eu sou a pior de todos. Para além disso, chamo-me Aurore. Os meus professores detestam-me, tinha uma amiga mas já não tenho, e os meus pais sonham em enviar-me para um colégio para se livrarem de mim. Poderia refugiar-me na minha banda rock, se simplesmente eles não me obrigassem a cantar à frente do público. Por isto, deveriam dar-me uma medalha. Francamente, que rapariga de treze anos é assim tão infeliz quanto eu?»

Des Apaches

Dia 4 de novembro, sexta-feira, 21.30 horas

De Nassim Amaouche, comédia dramática, 2014, 97 min
Com Nassim Amaouche, Laeticia Casta, André Dussolier
M/ 12 anos
Público geral
Ingresso: 2 euros (50 por cento de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal)

«Durante o funeral da sua mãe, Samir cruza o olhar com um desconhecido, o seu pai. Este leva-o a conhecer a sua família, no coração da população kabyle de Belleville e as suas tradições. Uma experiência que o vai transformar e que vai fazer ressurgir o seu passado de uma forma inusitada. Quando confrontado com as suas escolhas, Samir vai libertar-se da sua infância e do seu clã, para se tornar num homem independente, um apache.»

21 Nuits avec Pattie

Dia 5 de novembro, sábado, 21.30 horas

De Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu, comédia dramática, 2015, 115 min
Com Isabelle Carré, Karin Viard, André Dussolier, Sergi López, Denis Lavant, Mathilde Monnier
M/ 12 anos
Público geral

«Em pleno verão, Caroline, parisiense, mãe de família e quarentona, chega a uma aldeia no sul de França. Deve organizar com urgência o funeral da sua mãe, advogada frívola, com quem há muito não tinha contacto. É recebida por Pattie, que adora contar as suas aventuras amorosas com os homens da aldeia. Quando toda a vila se prepara para os famosos bailes de 15 de agosto, o corpo da defunta desaparece misteriosamente.»