Idosos aprendem como agir em situação de emergência

14 Abr '15

O Centro Humanitário Foz do Tejo, da Cruz Vermelha Portuguesa, e a Câmara Municipal do Seixal, através do Programa Continuar, estão a desenvolver o projeto Pequenos Gestos Que Salvam – Seniores, capacitando os idosos para pequenos gestos de socorrismo.

Este projeto está a ser desenvolvido nas doze associações de reformados, pensionistas e idosos do concelho, através da realização de workshops. O primeiro decorreu na Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora, em outubro de 2014, e serviu como experiência-piloto. Dado o seu sucesso, está a ser implementado nas restantes instituições.

Em março, o workshop já se realizou na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro e na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Corroios.

Os idosos ficam a saber quando ligar para o 112 e aprendem a utilizar um extintor de incêndio, a identificar situações de doença súbita e sinais de emergência. Durante a ação, são realizados simulacros para uma melhor demonstração.

Assim, pretende-se formar socorristas seniores para que possam saber como agir, quer seja para ajudar os outros, quer se encontrem eles próprios em situação de emergência.