Inquérito sobre igualdade de género combate desigualdades

Inquérito
02 Mar '16

Nos dias 12 e 13 de março, decorre um inquérito à população do concelho do Seixal sobre igualdade de género com vista a identificar necessidades e contribuir para a definição de políticas municipais de combate à desigualdade entre homens e mulheres.

O inquérito é promovido no âmbito do projeto IGOS – Igualdade de Género Odivelas e Seixal, desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). O IGOS tem como objetivo o desenvolvimento de instrumentos de avaliação das medidas legislativas promotoras da igualdade de género em Portugal e é resultado de uma parceria estabelecida entre o CIEG/ISCSP e os municípios do Seixal e Odivelas.

As entrevistas são realizadas a cidadãos selecionados aleatoriamente por pessoas devidamente credenciadas e identificadas com um cartão, que prestarão todos os esclarecimentos acerca do estudo.

A colaboração dos cidadãos do concelho permitirá conhecer melhor as necessidades dos residentes, constituindo também um exercício de cidadania ativa e uma oportunidade de contribuir para a definição de políticas municipais de combate à desigualdade entre homens e mulheres.

Em desenvolvimento até final de abril, o projeto IGOS, para além de outras atividades, pretende também realizar um estudo sobre os usos do tempo e necessidades. Neste âmbito, no caso do município do Seixal, trata-se de um processo de atualização do estudo, uma vez que em 2009 foi realizada a primeira versão, aquando do início da atividade e constituição do Conselho Consultivo para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal (CONCIGO). Esse mesmo estudo serviu de suporte à elaboração das medidas que integraram o 1.º Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades (PMIG) do Seixal 2010-2012. Presentemente, o CONCIGO está em fase de elaboração do 3.º PMIG para o triénio 2016-2018.

Consulte o PMIG 2013-2015.

Câmara Municipal do Seixal
Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania / Igualdade de Género