Jornadas Europeias do Património dias 23, 24 e 25

-
13 Set '16

O Seixal apresenta entre os dias 23 e 25 de setembro um programa no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema «Comunidades e Culturas». A participação nas iniciativas é gratuita.

A temática adotada em 2016 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, destaca e pretende envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas.

O programa de comemorações das Jornadas Europeias do Património 2016, resultam de um convite endereçado pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Programa

Apresentação Pública de Réplica da Prensa de Gutenberg
23 de setembro (sexta-feira), das 18 às 20 horas
Público juvenil e adulto
Participação gratuita, sem inscrição prévia
Extensão no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal
Tel.: 210 976 112 
Email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt 
Johannes Gutenberg desenvolveu e criou, em meados do séc. XV, as técnicas e os engenhos que moldaram o mundo moderno. Concebeu os tipos móveis metálicos e construiu a prensa de imprimir texto ─ a Tipografia: uma forma de fazer livros, mais rápida e mais perfeita. Essas técnicas permitiram preservar o conhecimento, fixar os textos que se queriam imorredouros, estimular a troca de ideias, e divulgar a informação. Abriram-se as portas para a democratização desse mesmo conhecimento. Para vastas camadas de população, os livros ficaram mais acessíveis, o isolamento foi quebrado; o mundo ficou diferente. A dita prensa de há quase 600 anos, em madeira, uma réplica perfeita, executada numa marcenaria do concelho, estará à disposição de todos, no Seixal.

22, 24, 25 e 27 de setembro, 10 horas
Passeios à Vela no Tejo
Jornadas Europeias do Património 2016  e Comemorações do Dia Mundial do Turismo
Visitas a vários locais
Participação gratuita
Inscrições até dia 20 de setembro
Org.: Município do Seixal e a Administração do Porto de Lisboa
Doca de Alcântara, em Lisboa

Rostos do Seixal
Mostra de pintura de Eduardo Palaio e Ângela Piedade
17, 18, 24 e 25 de setembro (sábados e domingos), das 10 às 18 horas
Público infantil, juvenil e adulto
Participação gratuita, sem inscrição prévia 
Praça Luís de Camões, Seixal
Tel.: 210 976 112 
Email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt 
A paisagem humana e física dos anos cinquenta e sessenta, revista em mostra de pintura de Eduardo Palaio e Ângela Piedade.

Vale de Milhaços: o Entorno da Fábrica
25 de setembro (domingo), das 15 às 18 horas
População (adulta e juvenil) de Vale de Milhaços e antigos trabalhadores da Sociedade Africana de Pólvora
Participação gratuita, com inscrição prévia 
Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços
Tel.: 210 976 112 
Email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt 
Visita à extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal na antiga Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços e a uma parte da área urbana envolvente. Reconhecimento da evolução de espaços e percursos de ligação entre a fábrica e as áreas residenciais e evocação de memórias e testemunhos orais de moradores, antigos e atuais.

Partilhar

Está aqui