Kenny Barron e João Fragoso a abrir o SeixalJazz «marca vinte»

Kenny Barron
14 Out '19

O Festival Internacional SeixalJazz «marca vinte» edições a partir do próximo dia 17 de outubro, com os espetáculos de Kenny Barron Trio, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, às 22 horas, e o quintento de João Fragoso a abrir o SeixalJazz Clube, no Armazém 56 – Arte Sx, na Mundet, a partir das 23 horas.

Durante sete noites, distribuídas por duas semanas, o Seixal irá acolher os sons do improviso que se têm destacado pelos vários cantos do mundo e também projetos nacionais que têm ajudado a fazer do SeixalJazz Clube um espaço de referência no país.

Sobre a noite de abertura do festival, a responsabilidade foi entregue ao reconhecido pianista americano Kenny Barron, eleito em vários anos como o melhor pianista de jazz, quer pelos críticos, quer pelo público das revistas Down Beat, JazzTimes e Jazz Magazine, num concerto em que se fará acompanhar por Kiyoshi Kitagawa no contrabaixo e Jonathan Blake na bateria, a partir das 22 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

A «Cena Jovem Jazz.pt», um concurso que apoia a criação de projetos musicais de jovens músicos na área do jazz, é o carimbo com que o Fragoso Quintento abre o SeixalJazz Clube, a partir das 23 horas, uma música de autor, personalizada pela escrita do líder e, segundo as palavras de Rui Eduardo Paes, editor da Jazz.pt, «Alturas há de um melodismo melancólico particularmente sugestivo, outras em que ressoa o som Blue Note da década de 1960 e outras ainda, sobretudo nos solos, em que se desemboca no free e mais além».

Este ano, o festival decorre nos dias 17, 18, 19, 22, 23, 24, 25 e 26 de outubro, e irá ainda receber o quarteto do saxofonista português César Cardoso, os guitarristas americanos Peter Bernstein e Ralph Towner, o primeiro com o seu projeto a quatro e o último apenas acompanhado pelas suas guitarras de 6 e 12 cordas, os polacos Wojtek Mazolewski Quintet, com o último trabalho considerado uma obra-prima pela revista Down Beat, o trio do português Ricardo Toscano, com o convidado Ali Jackson, e a fechar esta edição a orquestra liderada pelo pianista John Beasley, que irá trazer ao auditório o espírito da música singular de Thelonious Monk.

Para os que ainda não tiveram contacto com as propostas desta edição, já está disponível uma playlist no canal Deezer, bem como todas as informações no site oficial e nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Os bilhetes já estão à venda na rede Ticketlinee na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.