Luta obrigatória contra o escaravelho-da-palmeira

Processo de tratamento do escaravelho-da-palmeira
-
19 Fev '15

Foi detetada em toda a área administrativa da Direção Regional de Agricultura e Pesca de Lisboa e Vale do Tejo a presença do inseto Rhynchophorus ferrugineus (Olivier), vulgarmente conhecido por escaravelho-da-palmeira.

A elevada capacidade de multiplicação e disseminação do inseto torna necessária a adoção de medidas de luta obrigatória contra o escaravelho-da-palmeira. Desta forma, através do edital, notificam-se todos os proprietários, usufrutuários e arrendatários para que procedam em conformidade. 

Os sintomas mais frequentes são as folhas no topo desprendidas da coroa ou com aspeto achatado, e orifícios e galerias na base das folhas, podendo conter larvas e casulos.

No caso de plantas mortas ou em fase de avançada infestação e sem recuperação possível, propõem-se o abate e destruição da palmeira, efetuando um tratamento prévio com produto fitofarmacêutico para evitar a dispersão dos inseto no momento do abate (o mesmo pode ser dispensado se o abate for efetuado de novembro a fevereiro). Deve proteger-se e isolar a zona, proceder à eliminação das folhas e da coroa, ao corte total ou parcial do tronco e à destruição de todo o material por queima, trituração ou aterro a pelo menos dois metros de profundidade.

Para as plantas aparentemente sãs ou em fase inicial de infestação, devem realizar-se podas sanitárias, evitando cortes que promovam a exposição dos tecidos vegetais vivos ao inseto nos períodos de maior atividade dos adultos (março a novembro) e a realização de tratamentos fitossanitários com produtos fitofarmacêuticos homologados.

Para esclarecimentos adicionais relativos a este assunto, os interessados devem consultar o site draplvt.mamaot.pt ou enviar um email para prospeccao@draplvt.mamaot.pt.

 

Partilhar

Está aqui