Mostra de Trabalhos Eco-Escolas na Biblioteca do Seixal
A Biblioteca Municipal do Seixal apresenta, entre os dias 18 e 29 de maio, a 6.ª edição da Mostra de Trabalhos Eco-Escolas, na qual estarão patentes os trabalhos realizados em algumas das escolas do município do Seixal, inscritas no Programa Eco-Escolas no ano letivo 2020-2021.
Água, resíduos, energia, mobilidade, agricultura biológica, mar, floresta, ruído, espaços exteriores, biodiversidade e alterações climáticas, são alguns dos temas que inspiraram os trabalhos realizados.
O projeto Eco-Escolas resulta de um programa internacional da Fundação para a Educação Ambiental, desenvolvido em Portugal desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o objetivo de encorajar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da educação ambiental e da educação para o desenvolvimento sustentável, fornecendo fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas escolas. A Câmara Municipal do Seixal tem apoiado, desde o ano letivo 1998-1999 o referido programa, possuindo um termo de parceria com a ABAE, na implementação e desenvolvimento do Eco-Escolas.
O programa encoraja ações, reconhece e premia o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Estimula também o hábito de participação, envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações e motiva para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Fornece ainda formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, divulga boas práticas, fortalece o trabalho em rede a nível nacional e internacional e contribui para a criação de parcerias e sinergias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local.
Partilhar