Mudanças no estacionamento junto à estação do Fogueteiro

Fórum Seixal
29 Mar '19

A partir do dia 15 de abril vai ser implementado o novo modelo de estacionamento na Urbanização Quinta de Santa Rita e envolvente, na Torre da Marinha. A autarquia apresentou o modelo numa sessão do Fórum Seixal.

No dia 28 de março, quinta-feira, pelas 21 horas, a igreja da Torre da Marinha acolheu uma sessão do Fórum Seixal que juntou população, técnicos e autarcas em diálogo sobre o novo modelo de estacionamento condicionado que será implementado na zona.

O progressivo aumento do parque automóvel e da procura de estacionamento nas áreas habitacionais envolventes à estação de caminho de ferro do Fogueteiro, tem implicado uma diminuição grande dos lugares de oferta de estacionamento, implicando que residentes e comerciantes tenham dificuldade em estacionar.

Assim, passam a existir zonas de estacionamento automóvel condicionado na Urbanização Quinta de Santa Rita e zona envolvente, de forma a garantir oferta de estacionamento aos residentes e comerciantes.

De segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 19 horas, o estacionamento fica condicionado aos veículos com títulos de residente e comerciante. Fora destes horários, o estacionamento é livre.

Os residentes e comerciantes da zona podem solicitar as autorizações de estacionamento (uma por habitação e estabelecimento comercial) na União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, através do preenchimento de um formulário e da apresentação da documentação necessária

A autorização deve ser colocada no para-brisas do veículo de forma visível e será válida até ao final do ano civil em que é emitida.

No sábado, dia 30 de março, a sede da união das freguesias em Arrentela funcionará extraordinariamente em horário completo para que residentes e comerciantes possam solicitar a emissão dos dísticos.

Solução mais equilibrada

O município acredita que esta é a solução mais equilibrada para responder ao problema existente, mas entende-a como transitória, uma vez que continua a defender que a entrega dos parques de estacionamento da Fertagus à gestão municipal é a única solução capaz de solucionar definitivamente o problema.

Entende a Câmara Municipal do Seixal que os preços praticados pela operadora de transportes nos parques de estacionamento afastam os utilizadores, que saturam assim as zonas envolventes.

Joaquim Tavares, vice-presidente da câmara, manifestou a intenção da autarquia em continuar a reivindicar a posse dos parques para que o estacionamento passe a ser gratuito para todos.

Descontos nos parques Fertagus

Ainda assim, a Fertagus irá colaborar com a Câmara Municipal do Seixal na aplicação do novo modelo de estacionamento com a realização de descontos na utilização dos parques de estacionamento da empresa, válidos até 31 de dezembro de 2019:

- Desconto de 5 euros no valor do passe de estacionamento para 30 dias.

- Todos os utilizadores têm direito a 90 minutos gratuitos nos parques da Estação do Fogueteiro.

- O valor diário máximo é de 1,55 euros para os utilizadores do comboio.

- O valor de 1,45 euros por dia na compra de 5 entradas para o estacionamento.