Município do Seixal assegura recolha de resíduos urbanos

RSU - covid19
06 Abr '20

Para que outros fiquem em casa, os trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal continuam a garantir a prestação de serviços públicos essenciais à população.

Neste período excecional, poderão surgir constrangimentos nos circuitos de recolha, pelo que deve respeitar os períodos de deposição e se o contentor estiver cheio use outro próximo e não coloque os seus resíduos no exterior dos equipamentos. Evite produzir resíduos não necessários, como resíduos verdes e monos.

O serviço de entrega de novos contentores porta a porta continua a ser efetuado. Quanto aos serviços de recolha de big-bags (agendamentos), substituição de contentores porta a porta (agendamentos) e a requisição de contentores metálicos encontram-se suspensos.

Apela-se ainda ao cumprimento dos seguintes procedimentos:

- Cumpra os períodos de deposição estabelecidos;
- Acondicione bem os resíduos em saco fechado e, sempre que possível, reforçando o mesmo com um segundo saco;
- Reforce a higienização e desinfeção do seu contentor individual de resíduos urbanos, se possível, com lixívia e com uma frequência semanal.
- Os resíduos provenientes de higiene pessoal devem ter um tratamento mais cuidado, devendo garantir que ficam bem-acondicionados para não colocar em risco os trabalhadores da recolha. Uma boa opção poderá passar por colocá-los em saco próprio, fechado, dentro de um saco maior;
- Evite produzir resíduos não necessários, como resíduos verdes e monos;
- Abra a tampa dos contentores e moloks, coloque os resíduos e feche novamente. A colocação dos resíduos no interior do contentor bem fechado é essencial para manter os níveis de salubridade das vias urbanas e espaços públicos;
- Não deposite resíduos em papeleiras ou contentores cheios, procure um equipamento próximo ainda com espaço para o fazer;
- No concelho do Seixal mantém-se a recolha diferenciada, pelo que deve continuar a separar os resíduos recicláveis e a colocá-los nos respetivos contentores.

As equipas municipais estão a trabalhar consecutivamente para garantir estes serviços essenciais. Faça a sua parte, o contributo de todos é importante. A câmara municipal agradece.

Em caso de necessidade, poderá entrar em contacto com o serviço Seixal Limpo através do email seixal.limpo@cm-seixal.pt.