Município do Seixal empenhado na poupança de água

Torneira fechada
-
21 Dez '17

O Seixal, em conjunto com outros municípios da região, tem feito uma gestão cuidada do Aquífero Bacia do Tejo-Sado, onde é efetuada a extração de todas as captações que abastecem o concelho. 

Os centros distribuidores de água existentes permitem armazenar e distribuir de forma equilibrada água em quantidade e qualidade aos munícipes. 

Ao mesmo tempo, a autarquia tem vindo a tomar medidas de redução de consumos e controlo de perdas de água e está comprometida em reduzir em 10 por cento os consumos nos edifícios municipais. 

Autarquia está comprometida em reduzir em 10 % os consumos nos edifícios municipais

Assim, reduziu pressões de água disponíveis com a instalação de válvulas redutoras de pressão no edifício dos Serviços Operacionais e generalizou a adoção de torneiras de fluxómetro nas restantes instalações municipais. No exterior, o município estabeleceu zonas de sequeiro nos espaços verdes públicos, reduzindo assim a área de rega.

Em 2016, em conjunto com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Instituto Superior Técnico, o Seixal desenvolveu o projeto iPerdas para elencar e implementar medidas de redução de perdas de água. No início de 2017, na sequência deste projeto, avançaram várias obras de remodelação de condutas com idade avançada que originavam ruturas. Iniciou-se também um processo de implementação de zonas de medição e controlo para monitorizar de forma mais eficaz os consumos. 

Compromisso de todos

O consumo doméstico de água no Seixal representa cerca de 80 por cento do consumo total de água no município e uma redução de apenas 10 por cento representaria uma poupança de mais de 700 milhões de litros. Em 2016, o consumo doméstico no concelho foi de 7 133 388 000 litros.

Assuma também este compromisso e ajude a poupar água:

• Vigie as torneiras: uma torneira que goteja pode consumir cerca de 4 litros de água por hora, ou seja, 35 mil litros de água por ano;
• Controle as fugas: compare os valores marcados no seu contador no início e no fim de um período durante o qual não vai consumir água. Se verificar a existência de consumos, verifique as causas. Uma torneira a perder água totaliza 16 litros por hora e um autoclismo que funcione mal pode desperdiçar 25 litros de água por hora.
• Controle os consumos: uma torneira aberta durante um minuto pode gastar 12 litros de água;
• Tome duches rápidos;
• Feche a torneira enquanto escova os dentes;
• Coloque uma garrafa no autoclismo para gastar menos água em cada descarga;
• Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça apenas com a carga completa.

Partilhar

Está aqui