Nova viatura da Proteção Civil reforça capacidade de socorro

09 Maio '19

A nova viatura do Serviço Municipal de Proteção Civil vai ser apresentada esta quinta-feira, dia 9 de maio, a partir das 10 horas, um investimento municipal de 50 mil euros que se destina a funcionar como veículo de coordenação tática e de primeira intervenção, para situações que envolvam acidentes em estruturas com desalojados.

É um veículo todo o terreno com tração integral, que foi equipado com o objetivo de reforçar a prestação do serviço público e de apoio ao socorro em condições adversas e terrenos difíceis.

Está dotado de comunicações rádio, de gerador elétrico, sistema de iluminação, motobomba para drenagem, mantas térmicas para 100 pessoas, sinalização rodoviária, equipamento para delimitação de zonas de risco, iluminação de emergência e possui também um reboque que permite deslocar uma tenda de campanha com 40 m2.

Esta viatura duplica a capacidade de intervenção do Serviço Municipal de Proteção Civil, nomeadamente em situações meteorológicas adversas em que é fundamental o reconhecimento no terreno para a mobilização de meios. Permitirá também uma maior rapidez na resposta a situações que ocorram fora do horário normal de funcionamento dos serviços municipais.