«O Contrabaixo» assinala o Dia Mundial do Teatro

-
25 Mar '15

O Seixal assinala Dia Mundial do Teatro, que se comemora dia 27 de março, com a peça «O Contrabaixo», esta sexta-feira, às 21.30 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. A entrada é livre.

«O Contrabaixo» foi uma das obras que contribuiu para o reconhecimento do escritor Patrick Süskind, autor de vários sucessos de vendas, entre eles «O Perfume», e considerado um verdadeiro prodígio entre os autores alemães contemporâneos. Uma comédia conduzida pelo ator António Fonseca, feita de som, paixão e fúria. 

Na visão do escritor, o mundo é uma orquestra de meros músicos, com maior ou menor talento e sucesso, de acordo com os atributos e oportunidades que a natureza e a sociedade deram ou deixaram de dar. Na hierarquia social, existem os maestros, solistas famosos, os primeiros-violinos e finalmente a imensa multidão dos «tuttistas», instrumentistas anónimos que nunca se distinguem no fosso de uma orquestra, mas que são indispensáveis para que esta soe e a música exista. Ignorados pelo público, são eles os verdadeiros responsáveis pela massa orquestral que sustenta o brilho das estrelas. O contrabaixista da peça é um desses «tuttistas», sem nome e sem rosto no meio da multidão, o homem comum das nossas ruas e cafés, das paragens de autocarro e das filas dos supermercados, que leva às costas o fardo dos dias de trabalho árduo e traz oculto dentro de si um universo inquietante de sonhos, de frustrações, de injustiças, de alegrias e paixões. 

A peça é protagonizada por António Fonseca, ator desde 1977, que nos últimos anos, a par de trabalhos na televisão, entre séries e novelas, participou em várias peças, das quais se destaca «Watting for Godot», de S. Beckett, em que foi nomeado para os Globos de Ouro, na categoria Melhor Ator. Participou ainda no filme «Florbela», de Vicente Alves do Ó, tendo sido também indicado para os prémios Sophia, na categoria de Melhor Ator Secundário. Atualmente, é o Mestre João da novela «Mar Salgado» da SIC. 

Ficha técnica e artística

Dramaturgia e direção: António Mercado | Desenho de luz: Alexandre Mestre | Apoio musical: Rui Pereira (Conservatório de Música de Coimbra) e Romeu Santos | Sonoplastia: Rui Capitão | Design gráfico unitlab: Francisco Pires e Marisa Leiria | Fotografia: Carlos Gomes | Produção executiva: Nuno Carvalho | Direção de produção: Cátia Oliveira | Direção técnica: João Castro Gomes | Produção: O Teatrão e Conservatório de Música de Coimbra 2014 

 

Partilhar

Está aqui