Observação de chapins no Parque do Serrado

06 Abr '16

O Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade sugere para o próximo dia 8 de maio, domingo, entre as 9.30 e as 12 horas, uma atividade de observação de chapins, no Parque do Serrado, em Amora, dirigida a toda a família.

Nova data: 8 de maio!

A atividade estava agendada para o dia 17 de abril, mas instabilidade prevista para a data motivaram o adiamento para 8 de maio.

As inscrições já estão a decorrer através do telefone 210 976 011 ou pelo email div.ambiente.salubridade@cm-seixal.pt

A iniciativa, de participação livre, tem início com uma breve sessão de esclarecimento onde serão dadas a conhecer as diferentes espécies de chapins existentes no concelho, os seus habitats, comportamentos, alimentação, bem como a sua ajuda no combate à lagarta do pinheiro ou processionária-do-pinheiro. Realizar-se-á também observação a algumas das caixas-ninho existentes no parque, seguida de uma dinâmica para crianças e adultos, relacionada com a temática.

Os chapins são pequenas aves importantes para o equilíbrio do ecossistema onde se inserem, uma vez que através da sua dieta contribuem de um modo natural para a eliminação de elementos nocivos ao ambiente.

Em Portugal existem cinco espécies de chapim, podendo observar todas elas no concelho em diferentes alturas do ano. Em média, o chapim vive cerca de quatro anos e cada casal coloca por ano cinco a seis ovos, podendo ainda realizar uma segunda postura. A colocação de ninhos artificiais permite criar mais condições para o aumento dos efectivos desta espécie.

Existem dois tipos mais comuns. O Chapim-real, uma ave grande, do tamanho de um pardal, com o peito amarelo e com uma “gravata” e cabeça preta. Alimenta-se de insectos e sementes e tem um vocabulário bastante rico e um canto melódico. Possui ainda uma grande variedade habitats: floresta, pomares e olivais, parques e jardins. O chapim-azul é ligeiramente mais pequeno e possui uma coroa azul e sem «gravata». No verão alimenta-se de insectos e no Inverno de sementes. O seu canto é mais constante e é comum ser observado em parques e jardins.

Para conhecer melhor o dia-a-dia desta espécie, está disponível um filme realizado pela autarquia em 2011, que resume o dia-a-dia desta ave, através de uma câmara instalada no interior de um ninho, colocado no Parque Desportivo Municipal da Verdizela.

O chapim vem ao Seixal: o dia-a-dia dentro do ninho

A atividade, inserida no Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade, só se realiza com um número mínimo de 10 participantes e está dependente das condições climatéricas.