Orquestra Metropolitana de Lisboa hoje no Seixal

-
26 Abr '16

No dia 28 de abril, quinta-feira, pelas 21.30 horas, cinco solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa vêm ao Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, para apresentar obras de Antonín Dvořák e Wolfgang Amadeus Mozart. 

Uma oportunidade para assistir às interpretações de José Teixeira e Daniela Radu nos violinos, Joana Cipriano, na viola, Nuno Abreu, no violoncelo, e Vladimir Kouznetsov, no contrabaixo. Os músicos vão interpretar o Quarteto de Cordas N.º 12, Op. 96, Americano, de Antonín Dvořák, e a Serenata N.º 13, KV 525, Eine kleine Nachtmusik, de Wolfgang Amadeus Mozart.

A Pequena Serenata Noturna KV 525 é uma das composições de Mozart mais populares nos nossos dias. Foi escrita no verão de 1787, pouco tempo depois da morte do pai de Mozart, e antes da estreia da ópera Don Giovanni, mas contrasta com a gravidade destes eventos tão marcantes na vida do músico. É que, naquela época, as serenatas destinavam-se a ocasiões informais de convivência entre a aristocracia, de preferência, enquadradas pela natureza. 

Dvořák também compôs o seu Quarteto de Cordas N.º 12 num verão, rodeado pela natureza, mas à distância de um século. O compositor checo tinha-se instalado no ano anterior com a família em Nova Iorque, em 1892, e gozava de um período de férias no Estado de Iowa. Nesta composição, conhecida como o Americano, é possível reconhecer melodias da Boémia, sua terra natal, mas também sonoridades relacionadas com a identidade norte-americana. 

A entrada para o espetáculo tem um custo de 8 euros, com 50% de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

Partilhar

Está aqui