Plantação de árvores no Seixal

árvores
27 Jan '21

Os serviços da Câmara Municipal do Seixal vão plantar cerca de 480 árvores, distribuídas pelas freguesias do concelho.

Para continuar a contribuir para que o concelho do Seixal seja ainda mais verde, representando uma melhoria da qualidade ambiental, a autarquia vai proceder à plantação de 480 árvores, que serão colocadas em vários espaços: caldeiras, espaços verdes regados e espaços verdes de prado de sequeiro.

As árvores são um excelente investimento na valorização e qualidade de vida urbana e cumprem um papel fundamental, não só pelo aspeto estético e pela sombra que promovem, mas também pelos vários efeitos positivos que têm no meio urbano.

Em parques e jardins, ruas e praças, são inúmeras as vantagens das árvores para a melhoria da qualidade de vida da população, com destaque para o seu contributo no combate às alterações climáticas, nomeadamente na redução da poluição, através da absorção do dióxido de carbono (CO2) e da libertação de oxigénio (O2). Também têm influência no nível de poluentes do ar, partículas e poeiras, e no controlo suave da temperatura ambiente, diminuindo os efeitos das “ilhas de calor” urbano. São responsáveis ainda pela diminuição da poluição sonora nas cidades e, como absorvem a água da chuva e fixam o solo diminuem também o risco de cheias. Além de tudo isto, promovem a biodiversidade nas cidades e reduzem os níveis de stresse das pessoas.

O Município do Seixal, reconhecendo a elevada importância das árvores no nosso concelho procedeu ao levantamento / inventário arbóreo municipal e dispõe, atualmente, de mais de 18 000 exemplares arbóreos distribuídos por arruamentos arborizados, escolas, cemitérios, praças, parques e jardins.

Fique a conhecer o número de árvores que serão plantadas por freguesia, no mapa criado no Google Maps.