Portaria dá luz verde ao avanço do hospital no Seixal

22 Jan '18

Foi hoje, dia 22 de janeiro, publicada, em Diário da República, a portaria n.º 62/2018 que dá luz verde à construção do hospital no concelho do Seixal.

Depois de sucessivos atrasos, a população do concelho vê finalmente publicado o despacho que autoriza a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a assumir um encargo no valor de 1 milhão e 230 mil euros, repartido por 2018 e 2019, para o concurso do projeto do hospital de proximidade do Seixal.

Durante um encontro com a comunicação social, que teve lugar hoje, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que «foi dado mais um passo para que o hospital do Seixal seja uma realidade. Foi um passo fundamental para que se dê início aos projetos, contudo, só terminaremos esta luta no dia em que inaugurarmos este equipamento. Continuaremos a reivindicar a construção do hospital como temos vindo a fazer desde 2001, pois a população do concelho merece ter os melhores cuidados de saúde». O autarca acrescentou ainda que «tudo iremos fazer para que se consigam encurtar os prazos de construção deste hospital, sendo que já solicitámos uma reunião ao presidente da ARSLVT para vermos essa possibilidade e convidámos o ministro da Saúde a vir ao concelho lançar o projeto».

Joaquim Santos lembrou também que «terminou em dezembro a Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal que durante dois anos percorreu equipamentos municipais, associações, coletividades, farmácias e instituições, e que permitiu à população votar pelo hospital no Seixal, reunindo 40 mil votos que iremos entregar ao ministro da Saúde». Importa lembrar que o Hospital do Seixal representa um investimento total de 60 milhões de euros e vai permitir descongestionar o Hospital Garcia de Orta, que foi projetado para servir 150 mil habitantes e serve atualmente 450 mil residentes nos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra.

Luta pela construção do hospital iniciou-se em 2001

A luta pelo hospital no Seixal iniciou-se em 2001, e desde então muitas têm sido as iniciativas realizadas pelas comissões de utentes de saúde, órgãos autárquicos e Plataforma Juntos pelo Hospital para reivindicar a necessidade do hospital no concelho e lembrar o quanto este equipamento é importante para a população. Em 2009, o Estado assinou um acordo com a Câmara Municipal do Seixal para a construção do hospital no Seixal, e depois de diversos avanços e recuos e de uma luta contínua por parte da comissão de utentes, do Poder Local e da população, no Orçamento do Estado para 2017 veio finalmente contemplada uma verba de 10 milhões de euros para o lançamento do concurso público para o projeto de arquitetura e especialidades técnicas para a construção desta unidade.

O Governo comprometeu-se com a abertura do concurso público no 1.º semestre de 2017 e, tanto o secretário de Estado da Saúde (entretanto substituído), como a presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo afirmaram publicamente que o equipamento estaria ao serviço da população até ao final de 2019. Contudo, tal não se concretizou. Também o primeiro-ministro afirmou em junho de 2017 que, em julho, viria ao concelho anunciar a construção do hospital, o que não se veio a também a concretizar. Finalmente hoje, dia 22 de janeiro de 2018, o governo publica a portaria de extensão de encargos relativos à aquisição de serviços para a conceção e projeto do hospital no Seixal. Este despacho é mais um passo no sentido da concretização deste equipamento essencial para as populações da região, sendo que é necessário conferir celeridade a todo este processo, até à abertura do hospital.