Programa de educação ambiental promove boas práticas em 2015

Atividade de limpeza da praia da Ponta dos Corvos
03 Fev '15

O Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA) para 2015 integra atividades, projetos e iniciativas que promovem o acesso à informação e às boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos, contribuindo para um desenvolvimento sustentável.

O PMEA é dirigido a todos os munícipes, público escolar e diverso, através de várias atividades, com uma programação específica para os alunos das escolas do concelho e outra para público juvenil, adulto e famílias.

Programação escolas

Uma das iniciativas dirigidas às escolas são os Encontros do Ambiente, pequenas palestras dirigidas aos diversos graus de ensino, desde o pré-escolar ao 3.º ciclo. Os temas a abordar dependem do ano a que se destinam, mas incluem A Água e os Resíduos, O Chapim e a Lagarta, A Gestão de Resíduos no Seixal, A Compostagem e O Ecossistema da Baía do Seixal, entre outros. São também realizadas visitas ao Espaço Agrícola Monte Sião, na Torre da Marinha, composto por 16 hortas sociais.

Os alunos podem ainda participar no Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, desenvolvendo projetos de Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Outros projetos que podem vir a conhecer e desenvolver nas escolas, e que também fazem parte do Plano Educativo Municipal, são Compostagem na Minha Escola, Óleo a Reciclar, Biodiesel a Circular e Hortas Pedagógicas.

Programação para público juvenil, adulto e famílias

Entre a programação para público juvenil, adulto e famílias encontram-se as visitas temáticas e saídas de campo. Na área da Valorização dos Resíduos é possível visitar o Parque de Ecologia Industrial (PEI), um grupo de empresas cuja principal missão é transformar resíduos em produtos e matérias-primas, a Recielectric, empresa do Ambigroup, que atua na área do tratamento e valorização de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, e a Amarsul, empresa pública que faz o tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos dos nove municípios da Península de Setúbal.

Também é possível ficar a conhecer a Horta Urbana do Monte Sião e a Centro Distribuidor de Água de Santa Marta e participar nos os ateliês de reciclagem, que decorrem na Páscoa e no Natal.
São ainda assinaladas datas importantes como o Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta (21 de março), o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e a Semana Europeia da Mobilidade (de 16 a 22 de setembro).

Em destaque, em 2015,  estão ainda os projetos: O Chapim Vem ao Seixal e Ecofamílias.

O Chapim Vem ao Seixal é desenvolvido em colaboração com a Bafari – Associação Científica para a Conservação das Aves de Rapina. Tem por base a instalação de caixas-ninho de chapins, preferencialmente em pinheiros, de forma a proporcionar o aumento e a fixação da população destas aves no nosso concelho, que se alimentam da processionária do pinheiro. O objetivo é controlar a proliferação da processionária, responsável por provocar danos graves nos pinheiros e problemas ao nível da saúde pública. Ao mesmo tempo, o projeto envolve e sensibiliza a comunidade escolar.

O projeto Ecofamílias é realizado em parceria com a Agência Municipal do Seixal (AMESEIXAL) e visa avaliar os consumos de água, eletricidade e gás das famílias do concelho, e o potencial de redução dos mesmos, quer pela alteração dos hábitos de utilização dos equipamentos, quer pelo aconselhamento para o uso de equipamentos energeticamente mais eficientes.