Programa Mentores para Migrantes promove a integração

-
24 Fev '16

O Seixal acolhe desde 2015 o programa Mentores para Migrantes, uma iniciativa de âmbito nacional que disponibiliza apoio, acompanhamento, orientação, bem como pretende dar resposta às preocupações da comunidade migrante com vista à sua integração.

Neste âmbito foram realizados alguns vídeos promocionais, com o depoimento de figuras publicas que se associaram ao programa com a sua experiência, que realçam a importância da figura «mentor» durante o processo de crescimento de qualquer indivíduo.

Campanha Mentores para Migrantes 

O Programa Mentores para Migrantes pretende através do voluntariado criar em Portugal uma experiência de entreajuda e conhecimento entre cidadãos portugueses voluntários e a comunidade migrante. A ideia passa por criar uma rede de mentores disponíveis e fomentar a interculturalidade através de várias respostas, entre elas, o apoio a emigrantes que queiram regressar a casa ou mesmo a orientação de um cidadão imigrante numa necessidade específica.

É imigrante em Portugal?
É emigrante e quer regressar? 

O apoio do mentor voluntário pode destacar-se em várias áreas: ajuda na procura de emprego, definição de um plano de negócio, saúde, parentalidade, reagrupamento familiar, habitação, cidadania e participação, interculturalidade e direitos humanos, tempos livres e informações gerais, economia familiar, ensino e qualificação e serviços públicos e benefícios sociais.

Os interessados em participar podem inscrever-se online no site mentores.acm.gov.pt ou consultar o folheto promocional.

Programa Mentores para Migrantes - Tutoriais

Partilhar

Está aqui