Requalificação da EB Dr. António Augusto Louro é urgente

Augusto Louro
-
03 Jun '20

Foi aprovado na Assembleia da República um conjunto de projetos de resolução que recomendam ao Governo a requalificação urgente da Escola Básica Dr. Augusto Louro, nomeadamente a remoção das coberturas que contêm fibras de amianto, no quadro da solicitação da Câmara Municipal do Seixal, pais, professores e alunos.

Os quatros projetos foram aprovados com o voto contra do Partido Socialista, demonstrando assim uma enorme insensibilidade para com a resolução de um problema grave de saúde pública que se arrasta há muitos anos.

A Escola Básica Dr. António Augusto Louro está em funcionamento há quase 30 anos e as atuais instalações padecem de diversas patologias que exigem uma requalificação generalizada do edificado e do espaço de logradouro da escola, sendo mais urgente nas coberturas dos edifícios e dos telheiros, pois contêm fibras de amianto, pelo que é urgente a sua requalificação.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que «o Governo não pode continuar a adiar o investimento nas escolas que são da sua responsabilidade e deveria olhar para o exemplo da Câmara Municipal do Seixal que está a realizar um significativo investimento na valorização da escola pública, seja ao nível dos equipamentos escolares ou dos espaços exteriores, ainda para mais tendo em consideração as atuais circunstâncias relacionadas com a pandemia. Neste investimento superior a oito milhões de euros está incluída a substituição de coberturas com fibrocimento em 14 escolas básicas de 1.º ciclo e pré-escolar, tendo já sido concluída uma escola e estando mais cinco em fase de adjudicação».

A Câmara Municipal do Seixal enviou ontem um novo ofício dirigido ao ministro da Educação a reiterar a necessidade urgente de intervenção nesta escola, agora reforçada com a aprovação pela Assembleia da República dos projetos de resolução.  

Partilhar

Está aqui