Saberes e Sabores há «10 Anos a Promover a Interculturalidade»

07 Mar '17

A 10.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores decorre de 8 a 12 de março, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, sob o mote «10 Anos a Promover a Interculturalidade.

O encontro conta com a participação de cerca de quatro centenas de instituições, desde associações de imigrantes, embaixadas, instituições religiosas, associações locais e regionais, ONG e escolas da rede pública do concelho do Seixal.

Sob o mote «10 Anos a Promover a Interculturalidade» o programa apresenta demonstrações culturais e gastronómicas de 15 países: Angola, Marrocos, Ucrânia, Colômbia, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Espanha, Peru, Cuba, Turquia, Brasil, Polónia e Portugal, bem como com diversas representações regionais, incluindo a Ilha da Madeira, Soito da Ruiva, Alentejo e Óbidos.

Na Feira Intercultural, que começa no dia 10 de março, será possível encontrar artesanato, comida do mundo e ouvir música tradicional.

O evento conta também com vários momentos de reflexão, onde se destacam os temas da interculturalidade, bem como os testemunhos reais. As exposições alusivas ao tema marcam também presença. O xadrez e o corfebol assinalam a presença desportiva no evento, animando a manhã de domingo.

Durante a semana, as escolas, contam com um programa específico, no quadro do projeto educativo Povos, Culturas e Pontes com danças guineenses e Contos do Mundo, de Corsa Fortes.

O Encontro Intercultural Saberes e Sabores surge na sequência do trabalho desenvolvido ao longo de 10 anos, em parceria com uma grande comunidade multicultural, sendo fruto da proximidade com a população imigrante e instituições representativas dessas comunidades, nomeadamente as associações de imigrantes do município do Seixal, que muito têm contribuído para a divulgação da sua cultura de origem, através de expressões diversas, como a gastronomia, o artesanato, a música, a dança, o teatro, entre outras.