Secretário de Estado visitou principais passivos ambientais

Visita
28 Mar '18

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, a convite da Câmara Municipal do Seixal esteve esta manhã, dia 28 de março, em vários locais identificados com passivos ambientais e que necessitam de intervenção de recuperação.

Acompanhou a visita o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, o Vereador do Pelouro do Ambiente, Serviços Urbanos, Energia e Espaço Público, Joaquim Tavares,  técnicos da autarquia, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR – LVT).

A visita surgiu na sequência de um conjunto de várias reivindicações do Município com vista ao desenvolvimento de ações de requalificação ambiental e à urgente eliminação dos passivos ambientais históricos existentes no concelho.

Durante a manhã foi visitada a área envolvente da Siderurgia Nacional onde se constatou a necessidade urgente de descontaminação dos solos e de resolução dos problemas de qualidade do ar e ruído provenientes da atividade industrial desta empresa.

Sobre a visita a este local Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que “ a CCDR-LVT vai avaliar a possibilidade de instalar mais uma estação de medição de qualidade do ar e vai informar a população para dar conta do que foi feito e do que há a fazer para melhorar esta situação”.

Por seu lado, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, afirmou que com a instalação desta nova estação “podemos tranquilizar aqueles que vivem nas imediações da Siderurgia Nacional”.

Foram ainda visitados antigos areeiros onde durante muitos anos foram depositados hidrocarbonetos, terrenos contaminados da antiga SPEL - Sociedade Portuguesa de Explosivos, na freguesia de Corroios, e ainda o Poço do Talaminho, na freguesia de Amora.

Sobre estes locais “foi-nos transmitido que existe uma possibilidade de financiamento por fundos Europeus para desenvolver estudos que depois possam originar ações de recuperação destes passivos”, referiu Joaquim Santos.

Em forma de balanço desta visita, Carlos Martins afirmou que ”estamos muito interessados na resolução dos problemas ambientais e estamos muito satisfeitos com este trabalho conjunto com o Município do Seixal onde as relações têm sido muito positivas, tendo como objetivo ultrapassar os problemas ambientais existentes”.

Por sua vez Joaquim Santos referiu que “foi muito importante a visita do Secretário do Estado, bem como de responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR – LVT) porque assim tiveram oportunidade de constatar os problemas existentes e pudemos definir uma estratégia para a resolução dos mesmos”.