Seixal assinala Dia Municipal da Igualdade

26 Out '15

O Dia Municipal para a Igualdade assinala-se a 24 de outubro, data instituída em 2010 pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), com o objetivo de sensibilizar para a importância da igualdade de oportunidades.

Nesse sentido, a Câmara Municipal do Seixal, cujas práticas tiveram sempre em conta o princípio da igualdade, num território em que a cidadania e a inclusão são eixos fundamentais em todas as atuações da vida do município e nas mais diversificadas dinâmicas, assinala esta data com duas iniciativas.

No dia 27 de outubro, terça-feira, às 15 horas, realiza-se, numa das salas laterais do Auditório dos Serviços Centrais, um workshop com Dália Costa sobre o Projeto IGOS - Igualdade de Género Odivelas e Seixal. Este projeto, estabelecido entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e os municípios de Odivelas e Seixal, prevê a elaboração de um instrumento de avaliação de políticas promotoras da igualdade de género nos municípios.

O workshop é dirigido ao Núcleo Executivo e elementos do Conselho Consultivo para a Igualdade de Género e Oportunidades (CONCIGO) do Seixal e a serviços municipais que atuam junto de públicos formais e informais, no âmbito da sua ação.

Manta da Igualdade

A outra iniciativa é a Manta da Igualdade. Trata-se de uma manta em retalhos em que cada participante fará um retalho de 60x60 cm.

O projeto é dirigido a todas as entidades parceiras da autarquia e pessoas particulares que só precisam de imaginação para trabalhar a temática da igualdade.

A Manta da Igualdade será exposta no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala no dia 10 de dezembro.

Os interessados deverão efetuar uma inscrição prévia através do email accao.social@cm-seixal.pt e entregar os trabalhos até ao dia 30 de novembro nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.