Seixal assinou contrato para novo passe único da AML

Assinatura
18 Mar '19

Esta segunda-feira, dia 18 de março, na Gare do Oriente, em Lisboa, decorreu a cerimónia pública de assinatura dos contratos para os novos tarifários de transporte coletivo na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, esteve presente em representação do município, num momento que contou com a participação dos representantes máximos dos 18 municípios da AML e ainda de António Costa, primeiro-ministro, e João Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Os contratos assinados permitem a entrada em vigor, no mês de abril, dos novos passes de transporte coletivo na AML.

O passe único passa a ter apenas duas configurações, acabando com as centenas de títulos combinados existentes. O Navegante Municipal, para viagens dentro do concelho, custará 30 euros. O Navegante Metropolitano custará 40 euros e permite deslocações em toda a área metropolitana.

Este novo passe representa uma poupança muito relevante para o orçamento das famílias e recebe um investimento muito significativo do Poder Local da Área Metropolitana de Lisboa, como é o caso da Câmara Municipal do Seixal que viabilizou a criação do mesmo com um investimento de dois milhões de euros.

Durante a assinatura dos contratos, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu a este propósito que "assistimos aqui hoje a uma medida muito benéfica financeiramente para as famílias, que poderão poupar dezenas ou centenas de euros mensais e ao mesmo tempo a uma ação de extrema importância para o ambiente, pois representa um incentivo à utilização do transporte público, contribuindo assim para um futuro mais sustentável".

O autarca lembrou ainda que "há outras metas que precisamos alcançar e que têm que ver com o reforço dos transportes no concelho, nomeadamente mais composições da Fertagus, a expansão do Metro Sul do Tejo, mais e melhores autocarros e mais barcos. Precisamos, portanto, de mais respostas de transportes públicos no nosso município, pelo que continuaremos a trabalhar nesse sentido".