Seixal celebrou 180.º aniversário do concelho

Sessão solene
07 Nov '16

No dia 5 de novembro, sábado, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebeu a sessão solene do 180.º aniversário do concelho onde se atribuíram as medalhas municipais.

A sessão contou com as intervenções de Manuel Ferreira Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, que falou em representação das juntas de freguesia do concelho, de Alfredo Monteiro, presidente da Assembleia Municipal do Seixal, e de Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

O momento serviu também para a entrega de medalhas aos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal e das juntas de freguesia que completaram 25 e 40 anos de serviço e aos que se aposentaram durante o ano de 2015.

Este ano, as medalhas de Mérito Municipal distinguiram aqueles que exerceram funções em órgãos do poder local democrático durante mais tempo no concelho. Assim receberam esta distinção Corália Loureiro, José Manuel Oliveira (a título póstumo), António Palaio, Adelino Tavares e Víctor Almeida.

A medalha de Mérito Cultural foi entregue a Diamantina Rodrigues, a de Mérito Desportivo, a Nelson Cruz e a de Mérito Empresarial, à Navaltagus.

Maria Basílio (a titulo póstumo), a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas e Modeste Mendes receberam a medalha de Bons Serviços Municipais.

A cerimónia contou ainda com as atuações do Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional e do Grupo de Metais do Seixal.

Vídeo comemorativo

Em 2016, o concelho do Seixal comemora os 180 anos da sua fundação e assinala a aprovação da Constituição da República Portuguesa e as primeiras eleições autárquicas em liberdade.

Num vídeo produzido para esta sessão solene, a autarquia lembra a história centenária do Seixal e assinala o papel essencial que a aprovação da Constituição da República Portuguesa teve no desenvolvimento do concelho, nomeadamente ao instituir o poder local democrático.

São também destacados os homens e as mulheres que, durante 40 anos, souberam entender os anseios e necessidades das populações e a seu lado transformaram completamente o concelho do Seixal.