Seixal comemora Dia Internacional da Mulher

Caminhada do Dia Internacional da Mulher
02 Mar '16

O Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, é comemorado no concelho do Seixal com diversas atividades a decorrer durante todo o mês. Música, arte, debate e desporto são algumas das propostas.

Arte e debate

No Auditório da Junta de Freguesia de Amora acontece, no dia 7, às 17 horas, a inauguração da exposição da artista plástica Ana Godinho e, no dia 11, às 21 horas, o debate A Constituição e os Direitos da Mulher.

Na Biblioteca Municipal do Seixal está patente, desde o início do mês e até ao dia 26 de março, a exposição Almofadas – Sonos Falados, Expressões da Violência Doméstica e de Género. Esta exposição resultou de um desafio que a Câmara Municipal do Seixal fez, em 2015, a instituições, associações e serviços municipais, para que criassem almofadas em diversos materiais, sobre a violência doméstica e de género, de forma a promover a reflexão sobre esta temática.

Este ano foi lançado um novo desafio: criar bonecos e bonecas em diversos materiais, tendo como temática a Igualdade de Género, Interculturalidade e Entendimento Global. A exposição é inaugurada no dia 8 de março nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e estará patente até final do mês de março.

Para além da exposição, tem lugar, a conferência Vidas de Mulher, no auditório dos serviços centrais da autarquia, às 10 horas, com o seguinte programa:

Corália Loureiro, vereadora da Câmara Municipal do Seixal
Regina Marques, do Movimento Democrático de Mulheres
Dália Costa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Oradoras
Maria José Diógenes, cientista*
Johana Ruth Tablade de la Torre, embaixadora de Cuba em Portugal
Ana Firmino, cantora caboverdiana
Sónia Matos, mediadora cigana do Centro Social Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela
Celeste Costa, presidente da direção da Cooperativa Nacional de Apoio a Deficientes/Delegação da Margem Sul
* a confirmar

Música

O músico portuense Miguel Araújo apresenta-se no Auditório Municipal do Seixal, no dia 5 de março, sábado, às 21.30 horas, para uma noite especial. Cantor, músico e compositor, Miguel Araújo é considerado um dos artistas mais completos da nova geração da música portuguesa. Deu-se a conhecer no grupo Os Azeitonas e estreou-se a solo, em 2011, com o álbum «Cinco Dias e Meio». Em 2014 regressou com o disco «Crónicas da Cidade Grande». Os Maridos das Outras, Fizz Limão, Capitão Fantástico, Contamina-me e Balada Astral são alguns dos seus grandes sucessos.

No dia 8 de março, há uma grande noite de fado com Diana Soares, acompanhada por André Dias, na guitarra portuguesa, e João Domingos, na guitarra clássica. A atuação terá lugar no Auditório José Queluz, em Corroios, às 21 horas. Diana Soares é uma fadista da terra. Colaborou na coordenação da Escola de Fado do Alto do Moinho e integra o projeto Versos de Fado. Foi ainda vencedora do 6.º Encontro de Fados de Almada, em 2012, ano em que gravou o seu primeiro EP, «Vou mudar a Sorte». Em 2013 venceu o V Concurso de Fado Amador de Setúbal.

Atividades desportivas

O Núcleo do Seixal do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realiza, no dia 5 de março, a 2.ª Caminhada pelo Dia da Mulher. A partida é às 10 horas, no Espaço Mulher, em Arrentela, com percurso junto à zona ribeirinha até à chegada em Amora, onde decorre uma aula de zumba, às 11 horas. A participação é livre e gratuita.

No dia 13, às 10 horas, o Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas organiza um conjunto de atividades desportivas no Parque Urbano do Fanqueiro.