Seixal Criativo vai abrir as portas à inovação
O Seixal Criativo vai abrir as portas à inovação, com mais de 80 alunos do 10.º ano inscritos neste centro de aprendizagem, 100 % gratuito, criado pela autarquia e que vai permitir o nascimento de projetos inovadores que misturem ciência e tecnologia.
Os alunos já estão a participar em reuniões, a trocar ideias, a formar grupos de trabalho e a contactar com os mentores do projeto, os especialistas em inovação e tecnologia António Câmara e Edmundo Nobre.
O dia 1 de abril marca a inauguração oficial do Seixal Criativo, com a realização da conferência Inovação e Criatividade na Construção do Futuro, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal. Nela vão participar dois convidados que vão falar da sua experiência e de que como é possível trabalhar para tornar os sonhos realidade.
John Filipe é realizador e criativo, já trabalhou com a Weiden+Kennedy, fez anúncios para marcas como a Nike, Adidas, Audi, para a rede social Instagram e até para a série «Casa de Papel», da Netflix. Atualmente, trabalha na produtora RSA Films, do grupo do famoso realizador Ridley Scott.
César Barbosa é vice-presidente e cofundador português da startup Tuga Innovations, sediada em Vancouver, no Canadá, empresa que desenvolveu o modelo do Tuga, protótipo de um veículo 100% elétrico que é fabricado em Portugal.
Conferência Inovação e Criatividade na Construção do Futuro
Programa
Dia 1 de abril
Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
10 horas – Receção aos participantes
10.30 horas – Intervenções
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal
António Câmara, mentor do Seixal Criativo
John Filipe, realizador e criativo
John Hagie, CEO e co-fundador da Tuga Innovations
César Barbosa, arquiteto do Tuga
11.30 horas – Inauguração das instalações do Seixal Criativo, com visita e experimentação da app do Tuga, realidade aumentada e virtual.
Assista à conferência em https://bit.ly/3U1vTZD
O projeto
O Seixal Criativo vai funcionar nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal com alunos do 10.º ano do concelho que estão preparados para pôr a imaginação e criatividade a funcionar. O objetivo é no futuro estender o convite aos restantes alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário.
Tecnologia, robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem estão entre as áreas a abordar na criação de projetos. O trabalho é feito em horário pós-escolar, sempre em grupo, com a ajuda de mentores (estudantes do ensino superior residentes no concelho) e especialistas.
Os alunos podem aprender a construir um drone aquático ou projetar um veículo elétrico, a criar uma loja online ou um jogo virtual.
Os trabalhos poderão ser acompanhado em seixalcriativo.com.
Partilhar