Seixal participa no exercício internacional de proteção civil

27 Maio '19

O Seixal é um dos municípios portugueses que participam no exercício de proteção civil internacional CASCADE_19, de 28 a 31 de maio e que terá por base acontecimentos simulados de natureza meteorológica e sismo com impacto na Área Metropolitana de Lisboa.

A iniciativa é organizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ao abrigo de uma candidatura ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia

O concelho do Seixal irá contar com cinco cenários, dois de nível nacional/internacional, um de nível distrital e dois de nível municipal, sendo que estes últimos servirão para testar o Plano Municipal de Emergência, denominando-se para o efeito de SISMOEX_19. Estes dois exercícios de âmbito municipal terão lugar nos dias 28 e 29 de maio e têm como principal objetivo exercitar e testar a articulação dos serviços municipais e agentes de proteção civil em resposta às necessidades da população atingida e a reposição da normalidade.

Conculkte o comunicado - PDF [538KB].

Sobre o SISMOEX_19

O exercício SISMOEX_19, tipo CPX (exercício de posto de comando e comunicações), faz parte de um programa de exercícios para teste ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Seixal e vem na sequência do SISMOSX_12 (LIVEX) realizado em 2012, destinado a testar a capacidade de busca e resgate em estruturas colapsadas por parte dos corpos de bombeiros. Este exercício terá início dia 28 de maio, pelas 14 horas, e termina às 18 horas. Neste âmbito, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal do Seixal, em articulação com os agentes de proteção civil e com as entidades que cooperam nesta matéria, atuarão como se de situações reais se tratasse, tomando decisões necessárias à resolução das ocorrências e efetuando as comunicações necessárias.

Sobre os exercícios

28 de maio
O exercício tem início às 14 horas, em modalidade de posto de comando destinado a treinar a articulação entre agentes de Proteção Civil e os serviços da Câmara Municipal do Seixal, para recuperaração da normalidade.

29 de maio
O exercício tem início às 10 horas e vai realizar-se no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha. Destina-se a treinar a capacidade de instalar e sustentar uma zona de abrigo temporário para cerca de 500 pessoas. Denomina-se ZCAP – Zona de Concentração e Apoio à População e é um instrumento fundamental para apoiar pessoas desalojadas e deslocadas, como aconteceu recentemente em Moçambique. Na ZCAP é efetuada a triagem e registo das pessoas desalojadas, são providenciadas as necessidades básicas, como comida, bebida, cama, roupa e necessidades particulares como medicamentos, leite e fraldas para bebés, local para animais domésticos, entre outros.

30 de maio
No dia 30 terão lugar três exercícios, que se prolongam até às 12 horas de dia 31 de maio. Às 11 horas começam dois exercícios, um no viaduto de Corroios da alternativa à EN 10, que vai simular o colapso de parte do viaduto, originando um acidente rodoviário em cadeia com cerca de 150 vítimas que mobilizará meios do distrito e de fora do distrito. O outro exercício realiza-se no campo de treinos da GNR e permite exercitar as capacidades técnicas de busca e salvamento de vítimas soterradas. É um exercício muito técnico e por isso prolonga-se até dia 31. No local, vai estar uma equipa da Croácia, para além de meios nacionais. Às 15 horas, no antigo Hotel do Muxito, irá realizar-se um simulacro, no qual, após o sismo, deflagra um incêndio, encurralando hóspedes e onde várias pessoas, ao fugirem, irão desaparecer.