Seixal promove formação sobre cultura cigana

Formação sobre cultura cigana nos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal
27 Abr '15

No dia 29 de abril, quarta-feira, entre as 10 e as 17 horas, nos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal, realiza-se a ação de formação História e Cultura Cigana, para dar a conhecer os modos de vida e desconstruir estereótipos sobre o povo cigano.

Esta ação de formação, certificada pelo Conselho da Europa e decorrente das ações do Programa ROMED II,  destina-se a equipas técnicas, preferencialmente às que trabalham com comunidades ciganas, e tem por objetivo dar a conhecer a cultura cigana e os seus modos de vida, ao mesmo tempo que promove a desconstrução de estereótipos.

Conteúdos programáticos:
Origem; Grupos originários; Êxodo; Chegada à europa e território português; Leis repressivas; Grupos de ciganos em Portugal; Pontos comuns da cultura cigana; Festas simbólicas; Religião; Língua; Música; Personalidades.

O município do Seixal estabeleceu o Programa ROMED II no âmbito do desenvolvimento de uma estratégia de integração das comunidades ciganas nas áreas da formação e emprego. Trata-se de um compromisso de cooperação que desenvolve ações de mediação entre as comunidades ciganas, a restante população e também com as instituições.

Informações e inscrições:
Câmara Municipal do Seixal - Divisão de Ação Social