Seixal usa método inovador para desinfetar espaço público

desinfeção - monda térmica
06 Abr '20

A Câmara Municipal do Seixal está a promover ações de desinfeção do espaço público, em todas as freguesias do concelho, utilizando dois processos diferentes no combate à pandemia covid-19.

Um desses processos é inovador e consiste na utilização das viaturas de monda térmica, habitualmente destinadas a eliminar ervas só com água, para desinfetar as superfícies. É usada apenas água quente, sem recurso a produtos químicos, e a desinfeção é feita de forma quase instantânea. De acordo com a superfície a desinfetar, é aplicada uma determinada temperatura.

O vereador do pelouro do Ambiente, Bem-Estar Animal, Serviços Urbanos e Proteção Civil, Joaquim Tavares, explicou que o equipamento foi adquirido há um ano e meio para eliminar o uso do glifosato nos espaços do concelho, mas que agora a empresa enviou uma informação baseada em dados de investigadores, indicando que permite uma desinfeção de forma quase instantânea para o coronavírus.

«A empresa que desenvolveu esta monda térmica fez-nos chegar uma informação técnica da universidade que os acompanha a chamar a atenção de que poderíamos usar no combate ao coronavírus, eliminando o vírus, sendo apropriado para equipamentos de espaços públicos como bancos de jardim ou corrimões, por exemplo», disse.

Joaquim Tavares adiantou que o concelho do Seixal é o único do país com este tipo equipamento com tecnologia desenvolvida por noruegueses, alemães e holandeses, países que estão a usá-lo no combate ao coronavírus.

O outro processo para combater a propagação de covid-19 é a aplicação de um produto desinfetante na via pública, nomeadamente em equipamentos de recolha de resíduos sólidos urbanos, papeleiras, ecopontos e na envolvente de centros de saúde. «Ampliámos a nossa capacidade de atuar, usando dois processos, e temos duas equipas na rua com estas viaturas de monda térmica, além das outras três que usam o desinfetante», frisou.

Nas ações de desinfeção, os trabalhadores municipais utilizam equipamento de proteção individual adequado, que inclui fato completo, calçado, luvas e máscara.