SeixalJazz «marca vinte» em setembro na Fidalga

-
02 Set '19

As comemorações das 20 edições do SeixalJazz têm mais um evento com o selo «marca vinte», já no próximo dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, na Quinta da Fidalga, em Arrentela, com o concerto de grafonola, guitarra e voz, A Toda a Corda! - Os Primeiros Discos de Jazz no Portugal dos Loucos Anos 20, seguido da atuação do trio do vibrafonista Eduardo Cardinho.

A Toda a Corda! - Os Primeiros Discos de Jazz no Portugal dos Loucos Anos 20 é um projeto de João Moreira dos Santos, historiador e autor do programa diário Jazz A2 e Cláudio Alves, que estará na voz e na guitarra e que irão dar a conhecer que discos de jazz ouviam os portugueses nos loucos anos 20, interagindo com uma grafonola mecânica (a corda) e uma dúzia de velhinhos discos de 78 rotações. Em conjunto irão lembrar as primeiras obras jazzísticas, que embalaram a sociedade durante um período de excessos, de liberdades e de transgressões e nomes como Duke Ellington, Eddie Condon, Jelly Roll Morton, Sophie Tucker, Paul Whiteman e muitos outros.

Esta sessão irá recuperar os recitais de gramofone que se realizavam em 1920, acrescentando-lhe um surpreendente toque de originalidade e inovação, garantido pelo facto de Cláudio Alves misturar a sua voz e guitarra com alguns dos discos que vão tocar na grafonola, dando-lhes continuidade num estilo mais contemporâneo. A par da música, num espetáculo que traz o passado para o presente, irão também ser partilhadas  muitas estórias a propósito dos primeiros tempos do Jazz em Portugal e de como a sociedade e os líderes de opinião (políticos, jornalistas, clérigo) reagiram a este género musical, por vezes com extrema violência verbal. 

A noite termina com o concerto de Eduardo Cardinho Trio, com Eduardo Cardinho, no vibrafone, Nelson Cascais, no contrabaixo e Diogo Alexandre, na bateria, e que terá início pelas 22 horas.

O SeixalJazz, que celebra este ano a sua 20.ª edição, tem lugar de 17 a 26 de outubro no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e também no Armazém 56 - Arte Sx, na antiga fábrica corticeira Mundet.

Em 2019, o SeixalJazz marca vinte edições, um selo que acompanha os espetáculos realizados ao longo do ano para celebrar este marco do festival. 

Para os que ainda não tiveram contacto com as propostas desta edição, já está disponível uma playlist no canal Deezer, bem como todas as informações nas restantes redes sociais oficiais do festival: Facebook, Twitter e Instagram.

Partilhar

Está aqui