Sessão sobre Guiões de Educação «Género e Cidadania»

Serviços Centrais
25 Jun '15

Decorre no dia 25 de junho, quinta-feira, às 14.30 horas, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, uma sessão de trabalho com as instituições da rede solidária, com respostas de creche e pré-escolar, sobre a aplicação dos Guiões de Educação «Género e Cidadania».

Os Guiões de Educação «Género e Cidadania» visam a promoção e a integração da dimensão de género e da igualdade de oportunidades na educação formal e não formal.

A ação, prevista no Plano de Ação 2015 do Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal (PMIG), é promovida em parceria pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Câmara Municipal do Seixal, e dirige-se a educadores das instituições da parceria com respostas de creche familiar, creche e/ou pré-escolar e decorre de uma primeira atividade realizada em 2013, onde estes materiais foram apresentados e distribuídos a estas instituições.

Esta sessão pretende acompanhar a aplicação destes materiais pedagógicos em contexto de sala de aula/atividades, bem como proporcionar às instituições um aprofundamento do conhecimento adquirido e apresentar sugestões de melhoria das formas de rentabilizar o uso destes guiões.

Os Guiões de Educação «Género e Cidadania», validados pela Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular no que diz respeito à articulação dos seus conteúdos com as orientações curriculares do Ministério da Educação, foram produzidos e editados pela CIG, com edições específicas dedicadas aos diferentes níveis de ensino (desde a educação pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico) e são um instrumento de apoio a profissionais de educação no sentido de contribuir para a eliminação gradual dos estereótipos sociais de género.

Câmara Municipal do Seixal
Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania