Teatro de marionetes «Bartolina e os Botões» no S. Vicente

25 Nov '15

O Cinema S. Vicente, em Aldeia de Paio Pires, recebe este domingo, dia 29 de novembro, às 16 horas, a peça de teatro de marionetes «Bartolina e os Botões», da responsabilidade do grupo Valdevinos, de Sintra.

O passatempo já terminou!

Sessenta minutos para conhecer Bartolina e o que se passou a partir do dia em que recebeu uma estranha herança da sua tia-avó e com ela descobriu que não há problemas sem solução quando se tem bons amigos à mão.

O espetáculo, que chega ao Seixal pela mão da Animateatro, é inspirado no livro «Bartolina Busca-Pé e o Zé!», de Susana Cardoso Ferreira.

Palavras da autora sobre o livro e o espectáculo
«A Bartolina nasceu numa altura em que eu andava à procura de uma grande ideia para uma história, mas as "grandes ideias" têm o péssimo hábito de não aparecerem quando precisamos delas. Ao fim de alguns meses de frustração, uma das minhas alunas perguntou-me porque é que eu não escrevia simplesmente sobre uma coisa de que gostasse, mesmo que não fosse uma coisa importante. Nessa tarde, a caminho de casa lembrei-me de que sempre gostei de botões, especialmente dos que já alguma vez abotoaram: diverte-me imaginar por onde passaram, o que viram, que segredos ouviram. Talvez encontre neles uma boa história, pensei. Não era uma "grande ideia". Não era sobre uma "coisa importante". Mas cheguei à conclusão de que não valia menos por isso. Afinal, todas as histórias estão repletas de quem as conta e ganham vidas imprevisíveis em quem as lê ou escuta. Nunca se sabe o que pode vir a ser importante.

A cereja no topo do bolo foi o convite dos Valdevinos. Desde há muito que admiro a arte dos bonecreiros, por isso fiquei encantada quando a companhia me propôs transformar este texto numa peça de teatro de marionetas. As pessoas brincam comigo por eu falar das minhas personagens como se elas existissem. Pois bem, graças ao talento e à sensibilidade dos Valdevinos e da Ana Pacheco, cujas ilustrações inspiraram as marionetas, a Bartolina, o conde barão Gamaliel, a Violante e o mestre Amador têm corpo e voz. Ninguém pode negar que eles existem e que fizeram suas as minhas palavras. Mais, agora são protagonistas de um espetáculo a sério, como eles tanto sonharam!».

Ficha técnica e artística
Autor: Susana Cardoso Ferreira | Ilustrações: Ana Pacheco | Adaptação/Encenação: Fernando Cunha | Interpretação: Eloisa d’Ascensão, Fernando Cunha, Joaquim Guerreiro e Sofia A. Portugal | Marionetas: Ana Pinto e Eloisa d’Ascensão | Cenografia e adereços: Ana Pinto, Eloisa d’Ascensão e Joaquim Guerreiro | Design gráfico: Norma Carvalho | Fotografia e vídeo: Ricardo Reis | Técnico som/luz: Ricardo Soares | Desenho de luz: Fernando Cunha e Joaquim Guerreiro | Produção: Ana Pinto.

M/ 6 anos
Entradas: 4 euros | 3 euros (Animamigos)
Tel.: 212 254 184 | 214 099 896
Email: programacao@animateatro.org (dias úteis)