Torrense inaugura sábado exposição de Maria João Arcanjo

-
07 Out '15

O Independente Futebol Clube Torrense inaugura este sábado, 10 de outubro, às 16 horas, a exposição Olhos nos Olhos, da responsabilidade de Maria João Arcanjo, e que estará patente na galeria do Pavilhão Municipal da Torre da Marinha até ao próximo dia 31.

Uma mostra fotográfica a preto e branco onde a natureza humana é revelada através do olhar atento da autora, sobre as outras muitas expressões que, desde 2011, têm passado à frente da sua objetiva. O trabalho agora apresentado foca-se na vida das mulheres e crianças dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e retrata algumas das passagens marcantes que realizou por estes lugares.

A exposição resulta de um esforço conjunto com o Grupo de Fotografia do clube que, desde que iniciou atividade este ano, tem mantido uma rotina ativa e dinâmica, com passeios, encontros, tertúlias, e que culmina agora com a apresentação deste trabalho, facilitado pela amizade que mantém com autora.

Maria João Arcanjo

 nasceu em Lisboa, no seio de uma família ligada às artes e às letras, mas estudou e iniciou a sua carreira no ensino em Moçambique e mais tarde em Angola, até que em 1974 regressou a Portugal por força das circunstâncias da época.

Por cá nem sempre exerceu o magistério, mas teve sempre uma vida profissional intensa e variada até que, em 2006, começou a dedicar-se a uma das suas muitas paixões: fotografar. 

A fotografia representa para si um forte estímulo de vida e foi a forma que encontrou para partilhar a sua visão do mundo e o profundo respeito que sente pelo ser humano.

Olhos nos Olhos

«Esta é uma pequena mostra do trabalho iniciado em 2009, em Moçambique, que se estendeu a 2011, em São Tomé e Príncipe, e que continua em aberto à espera de meios que me permitam dar-lhe continuidade.

Gostaria que o meu olhar encontrasse reflexo no vosso. 

O tema é simples e envolvente: «A vida das mulheres e crianças dos PALOP». O objetivo é igualmente singelo, retratar quotidianos e atitudes, para depois estabelecer, de forma ampla, paralelos com gentes de outras latitudes. A motivação é forte e emocional pelo meu interesse na natureza humana. A fotografia é o que me revela e denuncia. 

Expor o meu trabalho é um ato de humildade.» | Maria João Arcanjo

Pavilhão Municipal da Torre da Marinha | Galeria de Exposições
Horário: segunda-feira a sábado das 8 às 21.30 horas e domingo das 8 às 16 horas.

A iniciativa conta com o apoio da autarquia.

 

Partilhar

Está aqui