Seixal celebra Dia Mundial da Saúde

07 Abr '21

O Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), celebra-se ininterruptamente desde 1950, a 7 de abril. Como forma de assinalar este dia, a autarquia promoveu a recolha de um conjunto de mensagens, sob o lema «Juntos pela Saúde, Construímos Um Município Mais Justo e Saudável», proferidas por quem, como muitos outros, se tem mantido na linha da frente, precisamente pela defesa destes princípios.

A Câmara Municipal do Seixal conta com um longo historial na defesa da saúde, nomeadamente pelo acesso a cuidados de saúde, no quadro do Serviço Nacional de Saúde, na promoção de estilos de vida saudável e na dinamização do projeto Seixal Saudável.

No atual contexto de pandemia de covid-19, a autarquia e os seus trabalhadores têm estado em permanência na linha da frente, para garantir a prestação de serviços públicos essenciais, mas também para promover a saúde da população, adotando um conjunto de medidas, entre as quais se incluem a distribuição de máscaras cirúrgicas e comunitárias e o apoio ao Serviço Nacional de Saúde, com a instalação da unidade de rastreio, a Área Dedicada para Doentes Respiratórios e três centros municipais de vacinação, assegurando ainda o transporte gratuito de utentes para os mesmos.

Estas foram apenas algumas das medidas tomadas no município do Seixal, em parceria com forças de segurança e humanitárias, bombeiros, autoridades de saúde e instituições sociais e escolares, porque só em parceria se poderão ultrapassar os desafios e ir mais longe pela nossa saúde.

Consciente dessa realidade e como forma de assinalar este Dia Mundial Mundial da Saúde, a autarquia promoveu a recolha de um conjunto de mensagens, sob o lema «Juntos pela Saúde, Construímos Um Município Mais Justo e Saudável», proferidas por quem, como muitos outros, se tem mantido na linha da frente na defesa destes princípios.

As desigualdades provocam sofrimento desnecessário, doenças e morte prematura. Isto não é apenas injusto, é também evitável. Nesta medida, através da comemoração do Dia Mundial da Saúde 2021, a OMS apelou aos líderes mundiais para que assegurem a todas as pessoas condições de vida e de trabalho promotoras de saúde e o acesso a serviços de saúde de qualidade quando deles necessitem.

A covid-19 atingiu fortemente todos os países, mas o seu impacto tem sido mais severo para as comunidades vulneráveis, que estão mais expostas à doença, com dificuldades de acesso a serviços de saúde de qualidade e mais propensas a sofrer com consequências adversas, resultantes das medidas implementadas para conter a pandemia.

Neste enquadramento, a OMS estabeleceu o lema «Construir Um Mundo Mais Justo e Saudável» para o Dia Mundial da Saúde 2021. A comemoração desta efeméride tem como objetivo consciencializar e mobilizar a comunidade internacional em torno de um tema específico que constitui uma área prioritária de preocupação desta organização.