VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

12 Abr '21

O quarto webinar do VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, com o tema «Participação – Atividade física para a saúde», realiza-se no próximo dia 16 de abril.

15:00h – Enquadramento

Manuel Grilo, vereador da Câmara Municipal de Lisboa

Marlene  Nunes Silva, diretora do Programa Nacional Promoção de Atividade Física da DGS

José Patrício, presidente da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal

15:40h – Boas práticas dos municípios Saudáveis

“Programa Fit Sénior”, Ana Caramujo e Inês Teixeira, Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras

“Brisas do Atlântico”, Câmara Municipal de Odemira

“Programa Guarda +65”, Alexandra Fonseca, coordenadora pedagógica do Programa, Gabinete de Desporto da Câmara Municipal da Guarda

“Gente em Movimento”, António Jaime Cachola, Câmara Municipal de Serpa

16:45h – Debate

Moderador: Manuel Grilo, vereador da Câmara Municipal de Lisboa

OBJETIVOS

• Conhecer a importância e os benefícios da atividade física na promoção da saúde;
  • Promover a atividade física em grupos vulneráveis;

Mais informação e inscrições

Transmissão ao vivo na página de Facebook da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

O Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) constitui um dos eventos mais expressivos desta associação de municípios, com realização bienal, e enquadrando os seguintes objetivos:

• Divulgar a RPMS e o trabalho dos municípios associados no contexto dos projetos locais de Cidades Saudáveis;
  • Refletir sobre a definição de estratégias locais conducentes à obtenção de ganhos em saúde;
  • Debater matérias e políticas de saúde no quadro da atualidade nacional e internacional;
  • Definir linhas de trabalho futuro;
  • Monitorizar a participação no Movimento Europeu de Cidades Saudáveis da OMS;
  • Partilhar experiências de promoção da saúde e de qualidade de vida;
  • Estabelecer laços de cooperação com outras organizações nacionais e organismos da administração central;
  • Alargar o leque de parcerias.

O atual contexto de pandemia da covid-19 vivenciado em Portugal e no mundo veio introduzir a necessidade de uma nova metodologia de organização do fórum, que se encontra a decorrer até junho de 2021, composto por 6 webinars, enquadrados nos 6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde.

Os webinars contarão com a preleção de variados peritos e profissionais relacionados com os temas em causa, e terão tempo para debate e colocação de perguntas pelas pessoas que neles participem, culminando num relatório de sistematização das principais conclusões e perspetivas de trabalho futuro.

A transmissão ocorre em direto, a partir da página de Facebook da RPMS, com participação livre, mediante inscrição prévia.

6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS:

1. Investir nas pessoas que compõem as nossas cidades;

2. Conceber lugares urbanos que melhorem a saúde e o bem-estar;

3. Promover a participação e parcerias para a saúde e bem-estar;

4. Melhorar a prosperidade das comunidades e o acesso a bens e serviços comuns;

5. Promover a paz e a segurança, através de sociedades inclusivas;

6. Proteger o planeta da degradação, nomeadamente através da produção e do consumo sustentáveis.

Próximos webinars

21 de maio

Participação | Literacia em Saúde

Temas a abordar:

• Situação atual a nível nacional e internacional;
  • A capacitação das pessoas como coprodutoras de saúde comunitária;
  • Estratégias e instrumentos de capacitação;
  • Experiências locais: 3 experiências dos municípios saudáveis.

Objetivos:

• Aprofundar os conceitos de literacia em saúde;
  • Promover o desenvolvimento local de projetos no âmbito da literacia em saúde.

18 de junho

Prosperidade e paz | Parcerias em Saúde

Temas a abordar:

• O papel dos municípios no combate à pandemia covid 19 – análise retrospetiva;
  • O Atlas da Saúde da RPMS;
  • Desenvolvimento dos objetivos da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS;
  • Impacto das parcerias em saúde nos indicadores de saúde;
  • Experiências locais: 3 experiências dos municípios saudáveis.

Objetivos:

• Promover intervenção comunitária como fator-chave na promoção da saúde;
  • Conhecer instrumentos para a construção das parcerias em saúde;
  • Divulgar experiências de parcerias em saúde com sucesso;
  • Debater o desenvolvimento dos objetivos da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis no plano local (RPMS e municípios associados).