Preparação para o Nascimento e Parentalidade

Os Cursos de Preparação para o Nascimento e Parentalidade fazem parte do projeto com o mesmo nome, desenvolvido desde 1993. Com uma nova dinâmica, desde 2010, é estabelecida uma parceria entre a Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal do Agrupamento de Centros de Saúde Almada e Seixal, a Câmara Municipal do Seixal, o Hospital Garcia de Horta e a Polícia de Segurança Pública.

Realizam-se, anualmente, 33 cursos que abrangem cerca de 495 grávidas e respetivos acompanhantes.

Destinatários

Grávidas, casais e famílias inscritos nas unidades de saúde do município do Seixal. Os cursos iniciam-se a partir da 28.ª semana de gravidez.

Objetivo

Desenvolver saberes e competências na grávida, no casal e na família com a finalidade de promover o desenvolvimento saudável da gravidez e do parto, os cuidados com o recém-nascido e a importância do aleitamento materno.

Estrutura

O curso é constituído por oito aulas teórico-práticas. Têm normalmente a duração de duas horas e realizam-se duas vezes por semana. As aulas encontram-se estruturadas de acordo com a evolução da gravidez, abordando vários assuntos, desde a gravidez, parto, amamentação e cuidados ao recém-nascido. A nutrição, psicologia, higiene oral, sistemas de retenção de transporte de bebés e crianças e legislação são outras áreas abordadas por técnicos especializados.

Também está inserida no curso uma visita ao Hospital Garcia de Orta que pretende criar uma familiarização com o meio hospitalar.

Na vertente prática são realizados exercícios de relaxamento com treinos respiratórios e de movimento, no sentido de promover na grávida atitudes corretas face à gravidez e ao parto.

Locais

Atividades que se enquadram no âmbito do projeto:

• Festa das Nove Luas
  • Caminhar por Uma Gravidez Saudável