Página inicial
  • Facebook
  • Twitter
  • Flickr
  • You Tube
  • Podcast

2000/2010 - Exposição de fotografia de Nanã Sousa Dias

Fotografia de Nanã Sousa Dias

Galeria de Exposições Augusto Cabrita - 16 de Outubro a 4 de DezembroExposição composta por uma selecção de algumas das melhores fotografias realizadas por Nanã Sousa Dias durante os últimos 10 anos. “São vários temas, os que mais me atraem, me despertam o olhar, os que mais me estimulam a escrever uma história”, explica o autor. A mostra é o resultado de muitas horas passadas em exteriores, no estúdio e no laboratório, e que permitiram reunir esta selecção de fotografias.

 

Nanã Sousa Dias nasceu em Torres Vedras, em 1957. Fotógrafo, músico profissional e produtor discográfico. Começou a fotografar na adolescência, tendo abandonado cerca de 2 anos depois, devido à crise económica após a revolução de 1974. Em 1997, decidiu retomar a actividade fotográfica. Montou um pequeno laboratório em casa e adquiriu uma Hasselblad dos anos 60, com a qual começou a praticar.

 

Concentra-se actualmente na fotografia de paisagem, retrato / nu em estúdio e fotografia urbana, maioritariamente, em preto e branco. Seguidor do Sistema de Zonas, criado e desenvolvido por Ansel Adams e Edward Weston, imprime, em laboratório convencional, todos os seus trabalhos, sendo um amante da fotografia "Fine Art", em médio e grande formato, área ainda pouco desenvolvida, em Portugal. Iniciou, em 2003, um ciclo de Workshops de fotografia de Paisagem, Sistema de Zonas, Retrato, Laboratório e fotografia de Estúdio, tendo efectuado vários cursos, em diversas cidades. Também lecciona cursos de fotografia particulares e em várias instituições.

 

Em 2005 a revista americana B&W, considerada uma das melhores revistas de fotografia Fine Art do mundo, publicou um artigo com entrevista e fotografias suas, colocando-o entre os melhores fotógrafos paisagistas do mundo.

Ken Vandermark – O Músico

Ken Vandermark

SeixalJazz Clube - 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de Out. e 5 e 6 de Nov.
Das 22 às 2 horas

Exposição com 12 painéis, textos e fotografias alusivas à obra de Ken Vandermark e postos de escuta individuais da sua discografia mais representativa.

 

Ken Vandermark nasceu a 22 de Setembro de 1964, em Warwick, Rhode Island, nos Estados Unidos da América. O seu pai, Stu Vandermark, importante crítico de jazz norte-americano, pode ter sido uma decisiva influência para este músico que, desde cedo, enveredou pela música improvisada, liderando formações jazzisticas enquanto frequentava o liceu e a faculdade. À aprendizagem musical auto-didacta, juntaram-se os estudos com George Garzone, nos anos 80.

 

Hoje, Ken Vandermark é uma das referências do jazz a nível internacional. Além de músico (saxofone tenor e barítono, clarinete e clarinete baixo), compõe e organiza, juntamente com outros nomes da cena jazz, festivais e eventos nesta área. O seu trabalho tem-lhe valido inumeras distinções, destacando-se a nomeação de Músico do Ano, pela revista All About Jazz (Nova Iorque), em 2004, e a selecção como um dos heróis da cultura de Chicago pela revista Time Out, em Setembro de 2008.

Capas jazz.pt

Jazz.pt

SeixalJazz Clube - 20, 21, 22, 23, 27, 28 29, 30 de Out. e 5 e 6 de Nov.
Das 22 às 2 horas

Exposição de design gráfico com as trinta e duas capas da revista jazz.pt.

FICHA TÉCNICA
© 2010 CÂMARA MUNICIPAL DO SEIXAL

  • PORLisboa
  • QREN
  • União Europeia