Características do edifício
Os dois volumes do edifício interligam-se por passadiços, que asseguram a circulação entre as áreas laborais. A distribuição dos serviços pelas duas alas e pelos quatro pisos (-1, 0, 1 e 2) faz-se de acordo com a maior ou menor proximidade ao público, as suas competências e a complementaridade de funções.
Na ala norte estão os serviços relacionados com a administração, incluindo a presidência e a vereação. Na ala sul estão situadas as áreas funcionais vocacionadas para a prestação direta de serviços à população.
No piso -1, com uma área de 4884,60 m2, situa-se a entrada exclusiva dos funcionários. Aí está também localizada a área do arquivo, arrecadações de serviços e áreas de trabalho como a do gabinete de gestão do edifício. Na cave situa-se o estacionamento coberto para 30 viaturas oficiais.
No piso 0, com 4842,80 m2, no átrio central, está a zona de atendimento ao público que dispõe de área de espera, terminais informativos para utilização pública e salas de atendimento e reuniões. Neste piso encontramos também a cafetaria, para uso exclusivo dos funcionários, que funcionará entre as 8 e as 17.30 horas.
Ainda neste piso, orientado a poente, localiza-se o auditório, com 115 lugares, dois dos quais adaptados a pessoas portadoras de deficiência, onde terão lugar as reuniões de câmara.
Com uma área de 3159,95 m2, no piso 1 estão as várias áreas de trabalho dos serviços técnicos e administrativos, tanto na ala norte como na sul, com salas para atendimento e reunião. No piso 2, com 2287,10 m2, estão a ala norte que se destina à administração e a ala sul, para diversas áreas laborais, em tudo semelhantes às do piso 1.
O parque de estacionamento ocupa na sua totalidade uma área de 8430,40 m2, com três pisos de parqueamento, dos quais dois são abertos ao público, num total de 511 vagas.
Sistemas operativos
O funcionamento do edifício é garantido por um conjunto de sistemas e equipamentos operativos, onde se destacam uma unidade de tratamento de ar e um grupo gerador, que formam a central técnica. Destes equipamentos dependem os sistemas de climatização, ventilação, iluminação artificial, elevadores e de tratamento do plano de água e controlo ambiental das descargas de efluentes na rede pública. A qualidade do ar interior é verificada através do controlo e limpeza dos locais onde o ar circula, designadamente as condutas, grelhas e filtros, em conformidade com os pressupostos da certificação energética.
Instalações certificadas
Este é o primeiro edifício público com certificação energética, com a classe B, o resultado da sua localização na proximidade da Baía do Seixal, a autonomia entre os dois núcleos e o aproveitamento da luz natural, o que permite a redução dos consumos energéticos, em termos de iluminação e de climatização.
O ar interior é controlado centralmente, com garantia da conformidade legal de todos os parâmetros de qualidade. São seis as unidades de tratamento de ar que têm, entre outras funções, a insuflação de ar novo e a extração de ar viciado. O edifício possui painéis solares de captação da radiação solar para o aquecimento de água.
As instalações estão abrangidas por um sistema de controlo periódico da qualidade do ar interior e dos respetivos consumos. A poente existe um plano de água que, para além da função decorativa, funciona como elemento que contribui para a melhoria do desempenho energético, que possibilita o arrefecimento do ar durante o verão.
Edifício em números
As novas instalações da autarquia possuem uma área envidraçada de 3500 m2, cerca de 6520 lâmpadas e 42 unidades de tubos de queda, para a drenagem das águas da precipitação, 150 km de rede elétrica, 480 portas, das quais 137 funcionam como saída de emergência. O arquivo tem cinco depósitos de armazenamento de documentação, numa extensão de cerca de 9 km.
A rede de incêndios, que corresponde a 365 metros de tubagem, é alimentada a partir de um tanque de armazenamento com capacidade de 60 000 litros, para dar resposta a situações de emergência.
O edifício está preparado para retirar 1514 pessoas, em 3 a 4 minutos, conforme projeto de segurança aprovado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil.
Contactos
Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45
2844-001 Seixal
Telefone 212 276 700
Fax 212 276 701
Email camara.geral@cm-seixal.pt
Horários de atendimento
Balcão Único de Atendimento: dias úteis, das 9 às 16.30 horas.
Execuções fiscais e balcão de receção: dias úteis, das 9 às 17 horas.
Espaço Cidadania: dias úteis, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17 horas.
Centro de Informação Autárquica ao Consumidor: dias úteis, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 16.30 horas.
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