Teatro Sénior (Des)dramatizar

O Projeto Municipal de Teatro Sénior (Des)dramatizar desenvolve, desde 2001, formas de ocupação criativa dos seniores, como um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental, possibilitando aos participantes uma experiência em grupo, sensibilizando a comunidade em geral para o papel dos seniores no desenvolvimento social.

Integrando participantes das associações de reformados, pensionistas e idosos do município do Seixal, este projeto pretende definir, desenvolver e concretizar formas de ocupação criativa dos seniores, cujos interesses culturais não se comprometem com as tradicionais formas de apropriação do lazer, possibilitando a participação numa experiência interior e intergrupal, que promova a elevação do autoconceito.

Partindo do princípio que o teatro não é uma atividade exclusiva dos profissionais, todas as pessoas são capazes de atuar no palco e podem desenvolver a capacidade de improvisar. Neste projeto é fundamental que todos os participantes tenham o máximo prazer no que fazem, daí que contrarie a sujeição das pessoas ao desempenhar um papel que não gostem, em função do resultado final. Aqui cada pessoa é tratada como um universo único, com as suas limitações, as suas potencialidades e a sua singularidade.

O projeto visa ainda a vivência do teatro de dentro para fora pelas pessoas idosas, descobrindo como a procura e a construção das personagens ajuda a desbloquear e a experimentar/exercitar sentimentos escondidos, ou timidamente revelados e o consequente autoconhecimento.

Nas atividades realizadas todos os participantes integram um projeto de teatro comum onde desempenham um papel específico e individual, em unidade com o grupo, que resulta na peça final, o espetáculo.

O teatro apresenta-se como um instrumento que desperta nos idosos o interesse pela vida e pelos seus mecanismos, que proporciona um relacionamento intenso entre os participantes, em interação ainda com outros grupos etários.
 

Contactos

Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários 45
2844-001 SEIXAL
Tel.: 212 276 700
Fax: 212 276 701   
Email: ddsc@cm-seixal.pt

Partilhar

Está aqui