Centro de Inovação Criativa do Seixal

O Município do Seixal é um território dinâmico e atrativo que, nos últimos anos, tem vindo a diversificar e a modernizar o seu tecido económico. Este dinamismo é consequência da sua centralidade geográfica, da sua população jovem, infraestruturas modernas e da política de ordenamento da Autarquia.

O Seixal constitui um território com mão-de-obra qualificada, onde a capacidade de trabalho qualificado, instalada, associada à proximidade a grandes polos universitários e de conhecimento - Lisboa, Almada e Setúbal - dotam o município de condições únicas para o acolhimento e incubação de novas empresas criativas, bem como à inovação e desenvolvimento tecnológico.

Para consolidação desta estratégia, têm vindo a ser implementadas soluções que procuram a criação de um microclima para o desenvolvimento empresarial, prevendo-se a criação de um novo equipamento, dedicado exclusivamente ao acolhimento e incubação empresarial, que concentre e ofereça condições de excelência ao suporte do processo de inovação, criação e promoção da interação entre investigadores, criativos e empresários, visando o desenvolvimento económico e tecnológico do Seixal, proporcionando assim um novo caminho para a transição do novo conhecimento para o mundo empresarial – o Centro de Inovação Criativa do Seixal (CICS).

Este novo equipamento concentrará espaços dedicados à incubação física e virtual de empresas, ao coaching, dinamização de eventos, conferências, formação e networking, à fabricação e prototipagem digital, ao apoio e desenvolvimento das industrias 4.0 e às atividades de “due diligence” para o estabelecimento de parcerias estratégicas com financiadores, sociedades de capital de risco e “business angels”.

O CICS vem assumir uma posição de progresso, alicerçada no interesse do município em estar preparado para proporcionar locais e meios onde pequenas e médias empresas se possam instalar, dotando o município de capacidades criativas, inovadoras e competitivas. Este investimento colocará à disposição dos novos talentos um equipamento numa localização de excelência.

Também devido à sua proximidade à zona ribeirinha, ao núcleo urbano antigo e ao terminal fluvial do Seixal, este polo perfila-se como uma potencial referência na Área Metropolitana de Lisboa, até pela facilidade de acessos à capital.

O projeto

O propósito do projeto do CICS passa por oferecer capacidades de crescimento competitivo empresarial ao Concelho do Seixal, oferecendo espaços/locais onde possam surgir empresas inovadoras, tecnológicas e direcionadas para o futuro digital e criativo.

O seu local de implantação pretende, também, dinamizar a zona ribeirinha da cidade, enquadrando-se assim na requalificação desta frente urbana.

O edifício procurará assumir-se também como uma imagem de marca do Seixal, pela sua localização (visível de Lisboa e das pessoas que atravessam o rio pelo terminal fluvial), pela sua construção, com recurso a materiais leves tais como o ferro, vidro, alumínio e à luminosidade, e pelo seu design arrojado e adequado ao concelho, com um forte destaque nas sigla “SXL” com iluminação através de LED’s.

O projeto consiste na construção de um edifício com quatro pisos, com oferta de salas para incubadora de empresas, novas empresas e empresas inovadoras de pequena e média dimensão, com as seguintes características:

  • O piso térreo é organizado por uma receção, instalações sanitárias, arrumos, sala de reuniões e salas de escritório;
  • No segundo e terceiro pisos, concentram-se, sobretudo, salas de escritórios, com apoio de instalações sanitárias;
  • No quarto e último piso encontra-se um pequeno auditório, uma copa, complementada por bar e o respetivo espaço de mesas e de lounge. Este piso, por ser o último, possui ainda dois terraços exteriores de apoio ao bar, como continuidade da zona de estar e lazer. 

Partilhar

Está aqui