E... Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros?

Em 2021, a Biblioteca Municipal do Seixal continua a promover junto das famílias que têm crianças dos 12 meses aos 12 anos momentos lúdicos e divertidos com o projeto E… Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros?

Este projeto dá a conhecer um conjunto de propostas de leituras que são disponibilizadas mensalmente, através da página de Facebook do Município do Seixal, em que a técnica da Biblioteca Municipal do Seixal Susana Filipe dá voz a várias histórias, e a Associação Acrescer sugere uma atividade de exploração lúdica para pequenos e crescidos.

Mas a proposta não fica só pelo online. A Biblioteca Municipal do Seixal disponibiliza ainda às famílias um kit composto por uma ficha de exploração e um conjunto de materiais para a oficina complementar, com o objetivo de tornar esta experiência ainda mais rica, em que as famílias podem dar asas à imaginação. Para isso, basta solicitar o kit através do telefone 210 976 100 ou do email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt.

Se não participou, ainda vai a tempo. A história do mês de julho, «O Pássaro da Alma», já está publicada nesta página e no Facebook do Município do Seixal.

Participe e crie momentos divertidos em família e em segurança.

 

Julho

O projeto E… Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros? sugere a história «O Pássaro da Alma», de Michal Snunit, que pode ser ainda um guia para uma viagem de descobertas pelo nosso mundo interior.

A atividade de exploração lúdica está disponível em https://youtu.be/trySreSTg_0

Auxiliar pedagógico do kit - PDF [620 KB]
 

Junho

Na história «Um Dia Mesmo Perfeito», de Stella J. Jones, ficamos a conhecer como termina o dia em que o mau humor do urso transformou os acontecimentos na vida de muitos amigos.

A atividade de exploração lúdica está disponível em https://youtu.be/mApfp2nZCN0 

Auxiliar pedagógico do kit - PDF [1,18 MB]
 

Maio

A história «A Grande Caça ao Monstro», de Nobert Landa, descobrimos como a amizade é um poder especial que nos torna valentes e corajosos.

A atividade de exploração lúdica está disponível em https://youtu.be/3riaG_8uGrE.  

Auxiliar pedagógico do kit - PDF [140 KB]

 

Abril

A história «O Elmer e a Borboleta», escrita e ilustrada por David Mkee, editada pela Nuvem de Letras, reflete sobre valores como a solidariedade, a amizade e o respeito pelas diferenças.

A atividade de exploração lúdica está disponível em https://youtu.be/jD2Vtmm84ZU.  

Auxiliar pedagógico do kit - PDF [140 KB]
 

Março

História «Perfeito para Dois» é uma publicação de Tracey Corderoy, com ilustrações de Rosalind Berdshaw, numa edição da Minutos de Leitura, que nos faz pensar no verdadeiro valor da amizade. 

A atividade de exploração lúdica está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TVU6jVpFuug.

Auxiliar pedagógico do kit [PDF 152 KB]


Fevereiro

História «O Que É Que Se Passa Aqui?» um divertido conto acumulativo de Manuela Micaelo que, de forma ritmada e bem expressiva, nos abre as portas da imaginação.

A atividade de exploração lúdica está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UCcgj_55elM.    


Janeiro

História «Um Inverno Perfeito», com texto e ilustrações de Cristina Sitja Rubio, editada pela Orfeu Negro, ensina-nos que encontramos sempre novos amigos no tempo certo.

A atividade de exploração lúdica está disponível em https://youtu.be/E2rS4VD9JCg.

Solicite o kit através do telefone 210 976 100 ou do email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt.

Partilhar

Está aqui