Lançamento do livro «Abalei do Alentejo para no Seixal Trabalhar»

Maio 2021
14.30 h

Realiza-se no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, o lançamento do livro «Abalei do Alentejo para no Seixal Trabalhar», da autoria de Ana Durão Machado, técnica no Ecomuseu Municipal do Seixal, com edição da Câmara Municipal do Seixal.

Trata-se de um levantamento etnográfico realizado entre 2011 e 2014, junto do Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal (ASSTAS) em que se dá a conhecer um pouco mais sobre a história deste grupo, criado em 1983, numa conjuntura política e cultural pós-25 de Abril.

Escrito numa fase anterior ao reconhecimento do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, este é sem dúvida um testemunho importante para a salvaguarda do mesmo no município do Seixal, registando aspetos relacionados com este grupo coral, como o traje, as modas, os ensaios, as atuações, o cante espontâneo, as suas dinâmicas sociais e identitárias, os desafios atuais e as perspetivas de futuro para o cante nesta região.

O lançamento do livro inclui também uma atuação do grupo coral da ASSTAS e um debate aberto sobre os impactos que o 25 de Abril trouxe à cultura popular, nomeadamente no cante alentejano.

A lotação da sala é limitada em função do cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde, sendo necessário para assistir ao evento efetuar uma pré-reserva, sujeita a confirmação.

Telefone 210 976 112

Email ecomuseu.se@cm-seixal.pt

Preço
Participação com pré-reserva, sujeita a confirmação